Notícias


ARTES PLÁSTICAS
EXPOSIÇÃO MUTHIANA

A exposição de artes plásticas Muthiana de Manuela, já se encontra aberta ao público, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, até ao dia 16 de outubro. Trata-se de uma exposição cujas obras enfatizam a vitalidade, a força e a coragem das mulheres, quando, muitas das vezes, são expostas a riscos e a ameaças. Uma parte das vendas reverte a favor do Centro de Acolhimento Temporário – Casa da Palmeira, Associação Luiz Pereira Motta, que acolhe crianças em situação de risco, e da Helpo, uma organização não governamental para o desenvolvimento, que intervém junto das comunidades rurais, em Moçambique.         
   
 
21 de setembro de 2021 


LAZER
CONVÍVIO +55

Nos dias 6, 8, 9 e 10 de setembro realizou-se o almoço para a população sénior, em Palmela, no Restaurante Dona Isilda, cujo objetivo foi o de proporcionar um dia diferente e de convívio aos seniores da freguesia de Loures. Participaram cerca de 400 pessoas que tiveram a oportunidade de se reencontrar e conviver, de forma segura.         
   
 
15 de setembro de 2021 

Associativismo
UM EXEMPLO DE RESILIÊNCIA 

A Junta de freguesia esteve com a Associação de Carnaval de Loures, a Associação de Reformados e Pensionistas do Pinheiro de Loures, a Irmandade de Nossa Senhora do Cabo Espichel e com o Grupo Sportivo de Loures, no sentido de auscultar as dificuldades, as necessidades e a forma de atuação da Junta de Freguesia de Loures junto das mesmas. Se para algumas associações, a capacidade de resposta aos efeitos da pandemia acabou por ser uma oportunidade, para outras continua a ser muito complicado, dado que as suas atividades foram suspensas com implicações diretas na arrecadação de receitas. O certo é que as associações, instituições, clubes da freguesia de Loures, todos, são um exemplo de resiliência para ultrapassar este longo período de pandemia.   

21 de julho  de 2021 


Concerto
PECADOS COM MÚSICA

A oferta cultural da Junta de Freguesia tem sido diversificada e com regularidade. Prestar um serviço público também passa por educar, criar e formar públicos através de iniciativas culturais, sendo um bom exemplo o concerto Pecados Musicais, sob a direção artística de Margarida Marecos. Um espetáculo que tão bem aliou o canto, a música, a encenação, inspirado nos sete pecados capitais, com momentos de comédia musical, e que acabou por exibir alguns dos defeitos da sociedade atual.           
   
 
08 de julho de 2021 


Orquestra Ligeira AHBVL
TARDES COM MÚSICA

As Tardes com Música continuaram no Parque Adão Barata e desta vez com a Orquestra Ligeira da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures. Constituída essencialmente por músicos da Banda de Música, a Orquestra Ligeira tem tradição histórica, já que por volta dos anos 50 surgiu a primeira Orquestra - a orquestra dos Gasparinos, muito ligada aos bailaricos da época. Além de muitos fregueses, marcaram presença a Presidente da Assembleia de Freguesia de Loures, Ana Paula Damil, o Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Loures, António Pombinho, e elementos do executivo da Junta de Freguesia de Loures.   
Mais uma iniciativa da Junta de Freguesia de Loures que valoriza os agentes culturais da Freguesia.     
 
08 de julho de 2021 


Orquestr'UP 
TARDES COM MÚSICA

O final de tarde de sábado, no Parque Adão Barata, foi diferente ao som da música da Orquestr'UP - Sociedade Filarmónica União Pinheirense. Este concerto integra-se na iniciativa Tardes com Música que pretende aliar a usufruição desta zona verde de qualidade, da cidade de Loures, com a música: uma relação perfeita entre a natureza e a música. 
A organização de iniciativas com a participação dos agentes culturais da freguesia tem sido uma constante da Junta de Freguesia de Loures.      
Marcaram presença muitos fregueses, o chefe de gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Loures, António Pombinho e elementos do executivo da Junta de Freguesia de Loures.      
 
30 de junho de 2021 


Associativismo
REUNIÃO COM ASSOCIAÇÕES DE PAIS

O trabalho de proximidade com o movimento associativo também se faz sentir ao nível das associações de pais das escolas básicas da freguesia, com as quais a Junta de Freguesia de Loures mantém protocolos de cooperação que permitem o desenvolvimento de projetos específicos destinados às crianças dos jardins de infância. A avaliação do trabalho é unânime: "os apoios financeiros e logísticos da Junta têm sido muito positivos, sem os quais seria muito difícil". O ano de 2020 foi particularmente muito complicado, atendendo à situação de pandemia, no entanto a "Junta manteve sempre o pagamento das verbas ao longo do ano, mesmo com as escolas fechadas". As principais dificuldades apontadas relacionam-se com a falta de espaço nas escolas para a concretização dos projetos. 


30 de junho de 2021 


MÚSICA
ENCONTRO DE ACORDEÃO

O coreto do Jardim Major Rosa Bastos foi o palco do Encontro de Acordeão, protagonizado por três jovens acordeonistas (Vitor Apolo, João de Castro, Emanuel Soares), que animaram o final de tarde de domingo, com melodias tradicionais portuguesas. Trata-se de uma iniciativa que, além de valorizar este instrumento com sólidas raízes no nosso País, insere-se na preocupação da Junta de Freguesia de Loures em trazer a cultura para a rua, tornando-a acessível a todos, respeitando as medidas de segurança recomendadas no atual contexto. Além de muitos fregueses, marcaram presença na iniciativa a Presidente da Assembleia de Freguesia de Loures, o Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Loures, os elementos do executivo da Junta de Freguesia e várias instituições locais.     
 
23 de junho de 2021 


1 de junho
DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

A Junta de Freguesia de Loures assinalou o Dia da Criança com a oferta de uma lembrança (Yoyoo) às cerca de 1600 crianças das escolas do 1º ciclo e jardins de infância da rede pública. O Jardim de Infância do Tojalinho, com decoração colorida e apelativa à comemoração do Dia da Criança, foi um dos contemplados!   
Este dia foi estabelecido oficialmente em 1950, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade para os direitos das crianças e para a necessidade de promover uma melhoria das suas condições de vida, tendo em vista o seu pleno desenvolvimento. 
 
10 de junho de 2021 

Proximidade
REUNIÕES COM ASSOCIAÇÕES DA FREGUESIA

Continuamos a ir ao encontro das associações e coletividades da freguesia e reunimos com a Hillsong Portugal, a Santa Casa da Misericórdia de Loures, a Sociedade Filarmónica União Pinheirense e o Grupo Cultural e Recreativo Murteirense.   
A relação de proximidade entre a Junta de Freguesia e o movimento associativo foi um traço comum em todas as reuniões, bem como os apoios financeiros atribuídos, sem os quais tornaria muito difícil a continuidade das associações, em particular neste longo período de pandemia.  


04 de junho de 2021


Música e expressão
APOIO A ASSOCIAÇÕES DE PAIS

Em reunião de executivo da Junta de Freguesia de Loures foi aprovada a atribuição de apoio financeiro (2 402 euros) às associações de pais da freguesia que desenvolvem projetos nas áreas da música e das expressões físicas e emocionais, permitindo a participação gratuita das crianças dos jardins de infância. Trata-se da última tranche referente ao 3º período letivo, estando abrangidas as associações de pais das escolas da Fonte Santa, Fanqueiro, Infantado e Loures (Bússola da Brincadeira). 
 
27 de maio  de 2021 


Espaço público
POLIDESPORTIVO DO FANQUEIRO 

Foi inaugurado, em 17 de maio de 2021,  o polidesportivo do Fanqueiro, com uma aula de ginástica de uma turma da Escola Básica do Fanqueiro, inauguração que por razões climatéricas tinha sido adiada.
Uma obra de bastante relevância realizada pela Junta de Freguesia, ao Abrigo do Acordo Interadminstrativo de Investimento entre o Município de Loures e a Junta de Freguesia de Loures.
Obra no valor de 143 mil €uros em que a CM de Loures participou com 111 mil e a Junta de Freguesia com o restante. Esta obra insere-se numa intervenção global onde já se encontra realizado o Parque Canino, e algumas intervenções nos espaços verdes dotando-os dum novo sistema de rega e plantações de espécies que para o seu desenvolvimento e manutenção necessitam de baixo consumo de água. À data neste conjunto de intervenções foram investidos de cerca de 200 mil euros.
Contamos continuar a intervir no Fanqueiro e proporcionar aos seus habitantes espaços de qualidade.


27 de maio de 2021


Cultura
APRESENTAÇÃO DO ROTEIRO
DA FREGUESIA DE LOURES 

No passado dia 15 de Maio, o Jardim Major Rosa Bastos foi o palco para a apresentação pública do Roteiro da Freguesia de Loures. A cerimónia iniciou com um apontamento musical de cinco músicos da Orquestr'UP da SFUP, que proporcionaram sonoridades musicais agradáveis de escutar por todos aqueles que aceitaram o convite da Junta de Freguesia de Loures. Com a preocupação de dar a conhecer e divulgar a Freguesia de Loures, este Roteiro contempla conteúdos dedicados à cultura saloia, ao património natural, ao património cultural construído, às manifestações coletivas - património cultural imaterial, à etnografia, ao turismo cemiterial, às personalidades que marcaram esta Freguesia, mas também aos sabores locais e gastronomia. Conteúdo apresentado pela presidente, em regime de substituição, Elisa Santos que saudou e agradeceu a presença na cerimónia de alguns dos autores que partilharam os seus conhecimentos, dirigentes de várias associações e instituições locais e o adjunto do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares.

27 de maio de 2021


Dia da Mãe
FUNDOS PARA A ASSOCIAÇÃO DE APOIO
ÀS MULHERES COM CANCRO DA MAMA 

A Junta de Freguesia de Loures comemorou o Dia da Mãe com uma Corrida/Caminhada por algumas zonas da Loures.
A iniciativa serviu para angariação de fundos para a Associação de apoio às Mulheres com Cancro de Mama, suportando a Autarquia o custo com a inscrição de 10 participantes residentes na freguesia. Assim, algumas mães puderam , em segurança e no espaço escolhido por elas, desfrutar de uns momentos de lazer, tão importantes em tempo de desconfinamento  A iniciativa contou com a presença de duas mães do executivo da Junta de freguesia.


12 de maio de 2021


Comemorações do 25 de Abril
CONVERSAS DE ABRIL, MEMÓRIAS VIVIDAS

Ainda no âmbito das Comemorações do 47º aniversário do 25 de Abril e do 45º aniversário da Constituição da República Portuguesa, a Junta de Freguesia de Loures organizou a iniciativa Conversas de Abril, que decorreu na Biblioteca Municipal José Saramago, com a participação de três oradores: José Pedro Soares, em representação da União de Resistentes Antifascistas Portuguesa, relatou as suas vivências enquanto ex-preso político, a forma como muitos lutaram pela liberdade e se tornaram exemplos de Resistência, num tempo marcado pela repressão e violência. Eduardo Baptista partilhou memórias vividas antes do 25 de Abril e de como as autarquias passaram a ser órgãos do poder local democrático. Como era o concelho de Loures antes de 1974, marcado por deficientes condições de vida das populações, e do que foi feito após a Revolução de Abril, dois aspetos bastante enfatizados na sua intervenção, aliada às suas funções autárquicas da altura. Manuela Frias proporcionou um elogio à Constituição, enquanto um "documento único, de uma grandeza e muito à frente no seu tempo. Se há lei que melhorou a vida de todos nós, foi a Constituição de 1976."     
Marcaram presença nas Conversas de Abril o Vereador da Câmara Municipal de Loures, Tiago Matias, o 1º Secretário da Assembleia Municipal de Loures, João Paulo Simões e a Presidente da Assembleia de Freguesia de Loures, Ana Paula Damil. Também algumas instituições locais estiveram representadas: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures, Sociedade Filarmónica União Pinheirense e a Santa Casa da Misericórdia de Loures.    



06 de maio de 2021



Comemorações do 25 de Abril
POETAS DE ABRIL
ESPETÁCULO DE TEATRO, PELO TIL

O Pavilhão Paz e Amizade acolheu o concerto comemorativo do centenário do nascimento de Amália Rodrigues, onde o jazz, o fado, a literatura se entrelaçaram com um texto de Lídia Jorge e as fotografias de Eduardo de Brito.    
A presença do grupo Jardim Jazz, composto por elementos franceses e portugueses, esteve ao mais alto nível: temas como Meu Amor, Meu Amor, Abandono, Com que Voz, Gaivota entre outros, foram cantados pela voz única de Mariana Fabião.   
Este concerto contou com a participação da Orquestr'UP e de Ana Cristina Casaleiro do Teatr'UP da Sociedade Filarmónica União Pinheirense, que em muito enriqueceram o espetáculo. 
Amália Rodrigues merece esta homenagem, a população da freguesia de Loures merece ter acesso gratuito à Cultura. 
Saliente-se que todas as medidas de contingência foram asseguradas, de acordo com o Plano de Contingência aprovado pela Saúde Pública Local. 

06 de maio de 2021

Bombeiros voluntários 
JUNTA DE FREGUESIA APROVA
APOIO FINANCEIRO

As Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários enfrentam uma série de dificuldades agravadas pela pandemia Covid-19, as quais se fazem sentir também na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures: acréscimo de despesas com equipamentos de proteção individual, desinfetantes e materiais descartáveis, bem como uma quebra de receitas, com particular destaque, no transporte de doentes não urgentes.
Em reunião de executivo da Junta de Freguesia de Loure, foi aprovado o apoio financeiro aos bombeiros voluntários de Loures, no valor de 6 mil euros, para a aquisição de equipamento de ventilação, monitorização e espuma para equipar um novo Veículo de Combate a Incêndios Urbanos, apoio este que contribuirá para tornar mais eficaz o serviço prestado à população.

 
14 de abril de 2021

Solidariedade
LEÕES DE CAMARATE
DOAM BENS ALIMENTARES

Em articulação com a Junta de Freguesia de Loures, a Associação Clube Veteranos Leões de Camarate, numa ação solidária, efetuou a doação de bens alimentares à Associação de Cultura Espírita Fernando Lacerda, com sede no Bairro das Sapateiras, em Loures. Esta associação presta apoio alimentar a 25 famílias que correspondem a cerca de 60 pessoas. Anualmente, a Junta de Freguesia de Loures atribui apoio financeiro para as despesas correntes da instituição e para outro tipo de necessidades. Uma vez por mês, um funcionário da autarquia também colabora na recolha de bens alimentares.
Todos os anos, a Associação Clube Veteranos Leões de Camarate organiza atividades de cariz solidário, com incidência nas freguesias de Camarate, Loures e de Santo Antão do Tojal. Mesmo com o encerramento das suas atividades desportivas, esta Associação já efetuou várias ações de natureza social como forma de ajudar nas dificuldades das famílias derivadas da situação de pandemia que se vive. 
Juntos Pelas Pessoas!    

 
31 de março de 2021

Movimento Associativo
JUNTA DE FREGUESIA ATRIBUI APOIOS 
A INSTITUIÇÕES

A Junta de Freguesia de Loures aprovou a atribuição de apoios financeiros às associações e instituições que apresentaram candidaturas ao abrigo do Regulamento de Apoios ao Movimento Associativo da Freguesia de Loures, para a realização de obras/melhoramentos nas instalações e para a aquisição de viatura/equipamento, cujos valores ascendem a 15 mil euros.
As candidaturas apresentadas para atividades/eventos específicos, deslocações e apoio logístico/técnico serão avaliadas mediante a sua concretização, tendo em conta o atual contexto de pandemia que se vive. 
A estes apoios acrescem aqueles que foram aprovados em janeiro relativos aos protocolos de cooperação com as associações e instituições e que ascendem os
93 mil e 800 euros.  

 
29 de março de 2021

Bem-estar animal
PARQUE CANINO JÁ ABRIU NO FANQUEIRO

Com a presença de moradores, alguns acompanhados do seu cão, da Presidente da Junta de Freguesia de Loures, Orlanda Rodrigues, da Presidente da Assembleia de Freguesia, Ana Paula Damil, assim como de outros elementos do Executivo, no dia 20 de março, no Fanqueiro, iniciou-se a tarde de uma forma diferente e divertida com a abertura do primeiro parque canino. Espaço dotado de aparelhos que permitem passear e exercitar o seu cão em segurança, com um bebedouro para os animais, um dispensador de sacos para os dejetos, papeleira e zonas de bancos para os donos poderem descansar.
Este espaço apela ao convívio com regras de boa convivência e de limpeza, os donos dos animais devem recolher os dejetos, tal como o são obrigados a fazer em qualquer espaço público.
Foi pensado em si e no seu cão. Usufrua e cumpra todas as regras.

 
25 de março de 2021

Ambiente
PROTEÇÃO DAS SARJETAS

A Junta de Freguesia de Loures, este ano, assinala o Dia Mundial da Água, com o início da colocação de cestos nas sarjetas, de modo a facilitar a sua limpeza diária e assim evitar a contaminação da água pelo lixo.
As sarjetas efetuam o escoamento das águas pluviais,  entrando algum lixo, atirado para o chão, vai contaminar as linhas de água e produzir alterações nos ecossistemas, com graves implicações na biodiversidade.
Começou-se por colocar cestos nas sarjetas que se encontram em locais mais sensíveis de enchente,  posteriormente esta operação será estendida a outros locais da freguesia.
As sarjetas sem lixo contribuem para um ambiente mais sustentável e a sustentabilidade ambiental é um dos objetivos assumidos pela Junta de Freguesia de Loures.



25 de março de 2021 

Protocolo
AUTARQUIA CEDE INSTALAÇÕES
PARA PROJETO DE APOIO SOCIAL

A Junta de Freguesia de Loures e a Santa Casa da Misericórdia de Loures assinaram um contrato de cedência de utilização referente a duas salas das instalações sitas no Pinheiro de Loures, o que permitirá a instalação do projeto "Loja de Afetos Partilhados".
Trata-se de um projeto da Santa Casa da Misericórdia de Loures e de responsabilidade social, o qual consiste num espaço onde as famílias com maiores vulnerabilidades socioeconómicas podem encontrar bens para o cuidado quotidiano dos seus filhos, e que, desta forma, conta com o apoio da Junta de Freguesia de Loures    




17 de março de 2021 



8 de Março
DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Numa ação conjunta entre a Junta de Freguesia de Loures e a PSP de Loures, no dia 8 de março - Dia Internacional da Mulher - as duas entidades procederam à entrega de orquídeas às direções dos agrupamentos de escolas: Agrupamento de Escolas João Villaret, Agrupamento de Escolas 4 de outubro, Agrupamento de Escolas José Afonso, Agrupamento de Escolas Luís Sttau Monteiro, IPTRANS e Colégio Integrado Monte Maior. Igualdade, Hoje e Sempre!    


09 de março  de 2021 

Botica
NOVO MULTIBANCO INSTALADO

A Junta de Freguesia de Loures construiu uma plataforma de betão (bunker) na localidade da Botica para instalação de um multibanco.
Localizado numa zona de passagem e junto a um estacionamento irá suprir uma carência que existia na zona norte da Freguesia.
Um processo difícil e moroso. Venceu a persistência e a vontade cumprir com o compromisso assumido.

18 de fevereiro  de 2021 


Proteção Civil
APOIO AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
DE LOURES

Por reconhecer o papel insubstituível, a importância e os serviços que presta à comunidade, ao nível da proteção civil no combate a incêndios, no socorro aos sinistrados e no auxílio aos doentes, a Junta de Freguesia de Loures aprovou o apoio financeiro anual à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures, no âmbito do protocolo para a continuidade e manutenção de um Bombeiro em regime de permanência, no valor de 14 000 euros.  

18 de fevereiro  de 2021 


Eficiência energética 
ILUMINAÇÃO DO LOGRADOURO
DO JARDIM DE INFÂNCIA DO TOJALINHO

A Junta de Freguesia de Loures realizou uma intervenção nos candeeiros, há muitos anos desligados, do logradouro da escola básica do Tojalinho. Foram substituídas todas as ligações interiores, colocadas novas campânulas e lâmpadas energeticamente mais  eficientes , lâmpadas Led. Os trabalhos foram realizados pelos trabalhadores da Junta de Freguesia, demonstrando mais uma vez a sua competência e profissionalismo. Estas intervenções foram realizadas no âmbito de um Acordo de Execução assinado com o Município, que a Junta de Freguesia faz questão de cumprir exemplarmente.
 
09 de fevereiro  de 2021 

Bem-estar animal
JUNTA DE FREGUESIA INSTALA
UM ALIMENTADOR PARA GATOS

Em articulação com a DSV – Divisão de Serviços Veterinários da Câmara Municipal de Loures, foi  colocado um alimentar específico, desenhado e construído pela Junta de Freguesia de Loures. Esta colónia está registada no Programa C.E.D. – Aqui há Gato. A localização da colónia situa-se num terreno com um declive muito acentuado, o que traria muitas complicações para a implementação de um abrigo, igual a outros já implementados na freguesia.
Para a Junta de Freguesia de Loures todos os seus fregueses, sejam eles de duas pernas ou de quatro patas, são importantes e únicos,  sendo merecedores de todo o nosso respeito e de toda a nossa dedicação.

 
09 de fevereiro  de 2021 


Covid-19
TRABALHADORES DA AUTARQUIA TESTADOS

Na quarta-feira, dia 3 fevereiro,  iniciou-se a realização de testes de antigénio aos trabalhadores da Junta de Freguesia de Loures, atualmente em regime presencial ou em teletrabalho antes do seu regresso. Esta medida tem por objetivo a prevenção  do contágio no âmbito da pandemia de Covid-19 e realiza-se nos termos do protocolo estabelecido entre o Município de Loures e o Grupo Unilabs Portugal, que foi alargado às juntas de freguesia.
    
 

 
09 de fevereiro  de 2021 


Educação
JUNTA DE FREGUESIA TRANSFERE
VERBAS PARA MATERIAL DE LIMPEZA
E EXPEDIENTE

Nos termos das suas competências, a  Junta de Freguesia suporta as despesas inerentes ao material de limpeza e de expediente das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e dos estabelecimentos de Educação Pré-Escolar. Neste sentido, em reunião de executivo, foi aprovado o respetivo apoio financeiro no valor de 14 114,5 euros.
O Agrupamento de Escolas Luís Sttau Monteiro receberá 8531,21 euros, o  Agrupamento de Escolas João Villaret receberá 5582,29 euros.        
 

 
05 de fevereiro  de 2021 


Saude pública
CENTRO DE TESTES À COVID-19
EM DRIVE THRU ABRIU EM LOURES

Um novo centro destinado à realização de testes de deteção da COVID-19 entrou hoje em funcionamento em Loures, no Parque Adão Barata, após iniciativa da Câmara Municipal. 
Este centro funciona em sistema de drive thru, destinando-se a quem se deslocar ao local de automóvel. Os testes são realizados no interior do veículo, através da janela, sendo necessário efetuar uma marcação prévia, através da Unilabs.  
 
Este equipamento, que vai permitir um aumento da capacidade de testagem à COVID-19 no concelho, vai estar em funcionamento diário, entre as 9h00 e as 18h00, com interrupção entre as 13h00 e as 14h00.

 
27 de janeiro de 2021 


Protocolos de cooperação
ATRIBUIÇÃO DE APOIOS
AO MOVIMENTO ASSOCIATIVO

Na primeira reunião do ano de 2021, o executivo da junta de freguesia de Loures deliberou a atribuição de apoios financeiros ao movimento associativo, no âmbito dos protocolos de cooperação, cujos valores ascendem aos 93 800 euros.
As associações que desenvolvem atividades de natureza cultural receberão no total 23 750 euros: Academia Sons & Harmonia, Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures, Centro Cultural e Recreativo União Jovem de Á dos Cãos, Teatro Independente de Loures e a Sociedade Filarmónica União Pinheirense. 
As associações e instituições que desenvolvem atividades de natureza social receberão no total 23 300 euros: Associação de Cultura Espírita Fernando Lacerda, Associação Dr. João dos Santos, Associação Unitária de Reformados e Pensionistas do Pinheiro de Loures, Centro de Acolhimento - Casa do Infantado, Fábrica da Igreja Paroquial Santa Maria, Irmandade de Nossa Senhora do Cabo Espichel e a Santa Casa da Misericórdia de Loures.    
 As associações e clubes que desenvolvem atividades de natureza desportiva receberão no total 46 750 euros: Associação Cultural e Recreativa da Mealhada, Centro Columbófilo de Loures, Comité Paralímpico, Grupo Cultural e Recreativo Murteirense, Grupo Sportivo de Loures, Infantado Futebol Clube, Pioneiros - Núcleo Basket de Loures e Sporting Clube Pinheiro de Loures.      


16 de janeiro de 2021 


Espaço público
REQUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS VERDES
ENVOLVENTES AO PAVILHÃO PAZ E AMIZADE

Está concluída a requalificação dos espaços verdes na envolvente do Pavilhão Paz e Amizade incluída no Contrato Interadmnistrativo de Delegação de Competências da Câmara Municipal
Foi implementada uma nova imagem da envolvente com espécies herbáceas e arbustivas de florações abundantes e um novo sistema de rega baseado na rega gota-a-gota.
Deste modo, pretende-se uma frente florida nas várias épocas do ano, mas com baixo consumo de água. Mais uma obra em que é cumprido o  compromisso de contribuir para um desenvolvimento sustentável.
O desenho foi baseado no  pavimento, acompanhando a métrica das colunas do pavilhão por forma a criar um quadriculado a partir das mesmas.

13 de janeiro de 2021 


Património
RESTAURO DA MINA DE PONTE DE LOUSA
 

O Património histórico e natural representa bens materiais ou naturais que fazem parte da história da  comunidade. Estes bens estão relacionados com a identidade local e representam a história, os saberes e a cultura do povo. Tendo em conta a valorização do património,  a Junta de Freguesia de Loures realizou uma intervenção de recuperação, com lavagem, reparação e pintura da Mina de Ponte Lousa, situada na rua António Silva Capela.

13 de janeiro de 2021 


Limpeza urbana
RECOLHA DE RESÍDUOS EM PERÍODO DE FESTAS

Nos períodos festivos de Natal e Ano Novo a produção de resíduos urbanos, em particular de  papel, plástico e vidro,  é habitualmente muito grande. Também este ano com as medidas de confinamento devido à COVID19. As medidas tomadas pela Junta de Freguesia de Loures em articulação com os SIMAR permitiram a recolha dos contentores e otimizar a limpeza na envolvente dos locais de deposição de resíduos sólidos urbanos, bem como a respetiva recolha de monos. Atente-se que nos dias 26 e 28 de dezembro, 2 e 4 de janeiro se recolheram cerca de 20 toneladas de resíduos para além da limpeza na envolvente dos contentores.
 
13 de janeiro de 2021 


Espaço público
ROTUNDA FLORIDA

A primavera chegou adiantada às plantações do novo arranjo da rotunda da Rua Funchal/A8. Os osteospermum ("malmequeres") já começaram a mostrar aquilo que valem e iniciaram as suas florações, que este ano estão sincronizadas com as das amendoeiras, que também já iniciaram as suas florações.
Esta é a primeira fase de floração do novo arranjo, estando preparada uma floração complementar de primavera/verão no anel interior, que será complementar  e que se espera venha a ser tão generosa como a que estamos a assistir.
 

13 de janeiro de 2021 


Espaço público
ESTACIONAMENTO NO BAIRRO DO MARZAGÃO

A Câmara Municipal de Loures solicitou a colaboração da Junta de Freguesia de Loures para a remodelação do espaço de estacionamento informal existente no Marzagão, Rua Capitão Abreu Salgueiro Maia. 
Da parte da Junta foram realizados, numa primeira fase, todos os trabalhos de limpeza, desmatação do terreno e movimentação de terras em escavação para obtenção de cotas de projeto.
Numa segunda fase, realizou-se o fornecimento e assentamento de lancil, espalhamento e compactação de tout-venant e fornecimento e aplicação de calçada de calcário.
Posteriormente, a Câmara Municipal de Loures e realizou o acabamento e revestimento final do piso de estacionamento.


13 de janeiro de 2021 


Natal
TRABALHADORES DA AUTARQUIA

Este ano, a pandemia impediu a realização do tradicional almoço de Natal dos trabalhadores e colaboradores da Junta de Freguesia de Loures.
A autarquia entregou um cabaz de Natal reforçado a todos trabalhadores e colaboradores e prendas para os filhos até aos 12 anos.
 .

13 de janeiro de 2021 


Candidaturas abertas
APOIOS AO MOVIMENTO ASSOCIATIVO

Encontram-se abertas as candidaturas ao Regulamento de Apoios ao Movimento Associativo da Freguesia de Loures, no período de 01 a 31 de janeiro de 2021. 
Os prazos de candidatura às diversas linhas de apoio (apoios financeiros e apoios não financeiros) são os seguintes:  
Apoios financeiros a atividades ou eventos específicos; apoios financeiros a aquisição de equipamentos ou viaturas; apoios financeiros para obras/melhoramentos nas instalações – até 31 de janeiro de 2021 
Apoios financeiros para deslocações – com o mínimo de 30 dias de antecedência, relativamente à data prevista da deslocação; apoios não financeiros técnicos, logísticos, materiais – com o mínimo de 60 dias de antecedência, relativamente à data prevista para a realização da atividade.  
As candidaturas deverão ser efetuadas nos formulários próprios, disponíveis aqui.

31 de dezembro de 2020



Tradição
PRESÉPIOS ATÉ AO DIA DE REIS

De acordo com a tradição católica, o presépio surgiu no Sec. XIII, em Úmbria, e foi S. Francisco de Assis que criou um presépio com figuras humanas e animais, recreando o local de nascimento de Jesus, e que serviu de pano de fundo para a missa de Natal desse ano. Esta representação teve tanto sucesso, que se tornou numa referência Cristã, representativa do Natal, em quase todo o mundo. Em Portugal, o presépio tem tradições muito antigas (por volta do séc. XVII). É colocado no início do Advento e desmontado no dia seguinte ao Dia de Reis. 
No sentido de manter viva esta tradição, foram instalados presépios no espaço público das localidades de A-dos-Cãos, Pinheiro de Loures, Murteira e Montemor, os quais poderão ser apreciados pela população durante a quadra natalícia. Este ano, em virtude da situação pandémica, não se concretizou o concurso de presépios entre as escolas básicas do 1º ciclo.      


31 de dezembro de 2020



Mercado Municipal
VENDA DE ARTESANATO

O executivo da Junta de Freguesia de Loures decidiu que a venda de artesanato no mercado municipal, a partir de janeiro de 2021, passará a realizar-se no 1º e 3º sábados de cada mês, permitindo dinamizar este equipamento e divulgar os artesãos locais.  
Esta iniciativa é organizada em parceria com a Câmara Municipal de Loures.

31 de dezembro de 2020



Cabazes de Natal
NENHUMA AJUDA É PEQUENA

Aquando da adjudicação da compra de cabazes de Natal, para oferta aos funcionários e colaboradores da Junta de Freguesia, estavam a trabalhar na Autarquia dois avençados que  deixaram, entretanto,  de exercer funções. Assim, considerou-se que os respetivos cabazes fossem entregues aos dois centros de acolhimento temporário existentes na freguesia: Casa da Palmeira e Casa do Infantado. Ambos recebem crianças e jovens em situação de risco, com idades compreendidas entre os 0 e os 12 anos de idade. 

31 de dezembro de 2020



Nova viatura
JUNTA DE FREGUESIA APOIA BOMBEIROS

O Bombeiro é uma pessoa que está disposta a arriscar a vida para salvar outra pessoa e desempenha um papel insubstituível na sociedade e nas nossas vidas.
Os corpos de bombeiros são a mais importante organização de proteção e socorro do País.
Este ano, a pandemia trouxe às AHBV um acréscimo de despesas com equipamentos de proteção individual, desinfetantes e materiais descartáveis, bem como uma quebra de receitas, com destaque, no transporte de doentes não urgentes.
A AHBV de Loures solicitou à Junta de Freguesia um apoio para a reconversão de um veículo tanque tático urbano, com orçamento previsto de 50 mil euros. Apesar dos constrangimentos financeiros, também para  Autarquia, motivados pela COVID -19, a Junta de Freguesia de Loures concedeu um apoio financeiro no valor de 10 mil euros, pois esta intervenção revela-se da máxima importância, um  contributo para uma resposta mais eficaz no serviço que presta à população, assim como para a atenuar as atuais dificuldades financeiras vividas pela associação.


22 de dezembro de 2020



Loures Central
APOIO À ECONOMIA LOCAL

No propósito de contribuir para a dinâmica comercial do centro da Cidade de Loures, a Junta de Freguesia de Loures assumiu o pagamento de vários serviços: produção de um vídeo Loures - É Natal 2020; spot na Rádio Horizonte Tejo; cedência duas estruturas de outdoors e sua impressão. Estava igualmente prevista uma programação cultural que acabou por ser cancelada em virtude das medidas de contingência em vigor. Loures Central é uma dinâmica comercial do centro da Cidade de Loures, em parceria com a Associação Empresarial de Comércio e Serviços de Loures e Odivelas, Câmara Municipal de Loures e Junta de Freguesia de Loures.


15 de dezembro de 2020

Mensagem da Presidente
  da Junta de Freguesia

               Filme 
         Loures Central                 



Apoio social
PRENDAS DE NATAL PARA  CRIANÇAS
DE FAMÍLIAS CARENCIADAS

O executivo da Junta de Freguesia de Loures, aprovou a atribuição de apoio financeiro à Associação de Cultura Espírita Fernando Lacerda, à Hillsong Portugal e à Santa Casa da Misericórdia de Loures, no total de 730 euros, com o objetivo destas Instituições adquirirem prendas de Natal para todas as crianças (0 - 12 anos) das famílias que apoiam ao longo do ano. Atendendo à situação pandémica que se vive, o número de pedidos de apoio junto das instituições aumentou, pelo o número de crianças abrangidas também aumento, sendo o total de 73 crianças.
Esta ação inscreve-se no Plano de Ação 2020 da Comissão Social Interfreguesias de Loures, Lousa, Fanhões e Bucelas.


11 de dezembro de 2020



Solidariedade
ARTISTA ENTREGA DONATIVO

A artista Isabel Sousa Passos, numa atitude de louvar, procedeu à entrega de um donativo financeiro à Santa Casa da Misericórdia de Loures - projeto Loja dos Afetos Partilhados, fruto das suas vendas durante a exposição Traços D'Água. A Junta de Freguesia de Loures promove os artistas locais, aliando a arte e cultura a uma vertente de ação social. Receberam o donativo o Vice-Provedor da Santa Casa Alcindo Almeida e a tesoureira Fernanda Arruda. Juntos pelas Pessoas!



11 de dezembro de 2020



Solidariedade
DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO

O Dia Internacional do Voluntariado comemora-se a 5 de dezembro! A Junta de Freguesia de Loures tem procurado desenvolver projetos de voluntariado: em parceria com a Paróquia de Loures, a Irmandade de N. Sra. Cabo Espichel, Santa Casa da Misericórdia de Loures, Farmácia Nova de Loures e PSP de Loures, encontra-se em ação o projeto Uns pelos Outros, criado em março, e que visa prestar apoio na aquisição de bens alimentares e de farmácia a pessoas que não possam sair de casa; o projeto Ajudar Quem Cuida - Apoio aos Cuidadores Informais, o qual se relaciona com o proporcionar aos cuidadores informais momentos que permitam a diminuição da sobrecarga física e psicológica, decorrente da situação de cuidar. Este projeto encontra-se suspenso em virtude da situação pandémica que se vive. Ser Voluntário é fazer a Diferença!

6 de dezembro de 2020



Cerimónia
A TRADIÇÃO QUE SE MANTÊM

Mantendo uma tradição já longa, e sempre no dia 1 de Dezembro, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures organizou uma cerimónia na qual um músico de 12 anos passou a integrar a Banda dos BVL. Este ano, a cerimónia assumiu um caracter muito especial, uma vez que um filho e amigo da terra, também ele aos 10 anos saiu com a Banda, foi homenageado - António Saiote. A Junta de Freguesia de Loures não poderia deixar de estar associada a essa homenagem, sendo um reconhecimento justo ao músico, ao maestro e ao professor que toda a sua vida se dedicou à música, à formação de jovens cidadãos, através da música, não só em Loures, mas também nos quatro cantos do mundo. Foram ainda homenageados os homens que fizeram parte dos órgãos sociais da Associação, em 1975, e que com a sua dedicação, suor, coragem e ajuda da população conseguiram construir o quartel dos BVL.
Várias entidades locais estiveram presentes com as suas bandeiras, incluindo a bandeira da JFL.

06 de dezembro de 2020



Efeméride 
PROTOCOLO COM A IRMANDADE
DE NOSSA SENHORA DO CABO ESPICHEL

 O Executivo da Junta de Freguesia de Loures aprovou, no dia 13 de novembro, a celebração de um protocolo de cooperação com a Irmandade da Nossa Senhora do Cabo Espichel da Paróquia de Santa Maria de Loures, o qual visa regular o apoio ao desenvolvimento da atividade de ação social permanente da Irmandade, designadamente a distribuição de refeições a famílias carenciadas e a pessoas que vivem em situação de sem-abrigo. Este protocolo entrará em vigor em janeiro de 2021 com a comparticipação financeira anual no valor de 2 mil euros.


28 de novembro de 2020



Cidadania 
DIA INTERNACIONAL DA ELIMINAÇÃO
DA VIOLÊNCIA CONTARA AS MULHERES

A Junta de Freguesia de Loures assinala o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres. De acordo com a APAV, as vítimas de violência doméstica podem ser de qualquer idade, sexo, raça, cultura, religião, orientação sexual, formação ou estado civil.
Os dados de 2019 mostram que, do total de crimes e de outras formas de violência, 81% das vítimas são mulheres.
A situação pandémica que se vive acabou por agudizar situações de violência doméstica já existentes.




25 de novembro de 2020



Saúde
DIA MUNDIAL DA DIABETES
14 DE NOVEMBRO

Atualmente, a Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente. Atinge já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países, estimando-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas atingidas pela doença. À nossa escala, Portugal posiciona-se entre os países europeus que registam uma das mais elevadas taxas de prevalência da Diabetes a qual foi estimada em 13,3% da população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, o que corresponde a mais de um milhão de indivíduos, de acordo com os últimos dados do Observatório Nacional da Diabetes.

À semelhança do ano passado a Junta de Freguesia de Loures assinala de uma forma muito simbólica a problemática da Diabetes, colocando um Roll - Up na zona de atendimento.
Pretende-se assim consciencializar os fregueses para uma temática tão importante como é a Diabetes, e que neste momento de Pandemia convêm ser lembrada.

10 de novembro de 2020



Efeméride 
CENTENÁRIO DO NASCIMENTO
DE AMÁLIA RODRIGUES

O Pavilhão Paz e Amizade acolheu o concerto comemorativo do centenário do nascimento de Amália Rodrigues, onde o jazz, o fado, a literatura se entrelaçaram com um texto de Lídia Jorge e as fotografias de Eduardo de Brito.    
A presença do grupo Jardim Jazz, composto por elementos franceses e portugueses, esteve ao mais alto nível: temas como Meu Amor, Meu Amor, Abandono, Com que Voz, Gaivota entre outros, foram cantados pela voz única de Mariana Fabião.   
Este concerto contou com a participação da Orquestr'UP e de Ana Cristina Casaleiro do Teatr'UP da Sociedade Filarmónica União Pinheirense, que em muito enriqueceram o espetáculo. 
Amália Rodrigues merece esta homenagem, a população da freguesia de Loures merece ter acesso gratuito à Cultura. 
Saliente-se que todas as medidas de contingência foram asseguradas, de acordo com o Plano de Contingência aprovado pela Saúde Pública Local. 


04 de novembro de 2020



Ação Social
CUIDAR DA CASA 
AJUDAR QUEM PRECISA 

A Junta de Freguesia de Loures, através do projeto Loures, uma Freguesia Amiga de Todos – Cuidar da Casa – Ajudar Quem Precisa,” realiza pequenas reparações em habitações de pessoas com dificuldades socioeconómicas.
A compra de materiais diversos necessários a pequenas obras também é assegurada. As situações são sinalizadas por instituições com valências em serviço social, nomeadamente a Associação Luiz Pereira da Motta e a Santa Casa da Misericórdia de Loures, que conhecem a condição socioeconómica dos agregados familiares, e que as reencaminham para a Junta de Freguesia, no sentido de serem analisadas para possíveis intervenções





28 de outubro de 2020




Cultura
FEIRA DO LIVRO DE PORTAS ABERTAS 


 A 3ª edição da Feira do Livro da Freguesia de Loures já se encontra de portas abertas. De 15 de outubro a 15 de novembro, entre as 10h e as 19h, poderá visitar a Feira do Livro, incluindo os fins de semana. A disposição de álcool gel, a utilização obrigatória de máscara, a sinalética no chão são algumas das medidas restritivas que garantem a segurança e o bem-estar de quem a visita.
Trata-se de uma parceria com a MBooks, que promove o projeto Ler para Ser, o qual prevê a divulgação de cultura e venda de livros a baixo preço.





21 de outubro de 2020







Ambiente
ROTUNDA DO PRADO FLORIDO

A instalação do prado florido na rotunda na saída da A8, Loures e Bucelas, teve como objetivo primordial a redução da utilização de água de rega do relvado ali instalado, que tinha enormes custos e  ecologicamente desajustada na atual situação de alterações climatéricas com grandes períodos de seca.
Acresce que na anterior solução aconteceram situações que originaram um efeito menos conseguido das florações, tendo como resultado uma imagem negativa da rotunda.
Mantendo o grande objetivo da Junta de Freguesia de Loures na redução da água nos espaços ajardinados foi realizada uma nova solução para este espaço baseada na utilização de inertes coloridos que reduziram a área de plantas e respetiva rega, conjugada com uma faixa envolvente de plantas de baixo consumo de água (mistura de herbáceas).
Esta solução pretende relacionar-se com a memória da antiga estrada de entrada em Loures, representada pela faixa de material inerte, marcada num dos lados por colunas verdes de ciprestes, como se fazia na antiguidade.

21 de outubro de 2020



Espaço público
COMBATE À LAGARTA DO PINHEIRO

A Junta de Freguesia de Loures procedeu à aplicação de um produto fitofarmacêutico de combate à lagarta do pinheiro, que tantos problemas tem causado nos nossos espaços ajardinados e logradouros de escolas.
Este processo foi realizado através de injeções no tronco que são depois seladas com uma tampa própria para vedar o acesso. A aplicação foi realizada por uma empresa especializada neste tipo de aplicações e que tem autorização para o realizar.
Através deste método, os pinheiros do nosso espaço público e logradouros de escolas deixarão de ter este perigo latente e permitirão manter estes espécimes nos jardins sem problemas para frequentadores.

06 de outubro de 2020




Efeméride
110 ANOS DE IMPLANTAÇÃO DE REPÚBLICA 

No dia 4 de outubro a Junta de Freguesia de Loures assinalou os 110 anos da implantação da República com o descerramento de duas lápides toponímicas em homenagem a Manuel Marques Razo e João Paulo d’Oliveira, dois distintos republicanos.
Manuel Marques Razo e João Paulo d’Oliveira distinguiram-se pela sua atividade cívica e por integrarem a Comissão Republicana de Loures que declarou a República em Loures a 4 de outubro.
Na cerimónia estiverem presentes a Sra. Presidente da Junta de Freguesia, Orlanda Rodrigues, a Sra. Presidente Assembleia de Freguesia, Dra. Ana Paula Damil, o Sr. Vice Presidente da Câmara Municipal de Loures, Dr. Paulo Piteira, familiares de Manuel Marques Razo e a historiadora Ana Paula Assunção.“

06 de outubro de 2020




Pintura
EXPOSIÇÃO "TRAÇOS DE ÁGUA"

Pelo terceiro ano consecutivo, a Junta de Freguesia de Loures promove uma exposição no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, de 3 a 31 de outubro, no propósito de dar visibilidade aos artistas da freguesia. Intitulada Traços D'Água, Isabel Sousa Passos apresenta as suas obras, cuja principal técnica utilizada é a aguarela. Este tipo de exposições alia a arte e a cultura a uma vertente de ação social, na medida em que uma percentagem das vendas reverte a favor de uma instituição social. Neste ano, o projeto Loja dos Afetos Partilhados da Santa Casa da Misericórdia de Loures será o contemplado.“   


06 de outubro de 2020






Espaço Público
MAIS UM PARQUE INFANTIL RECUPERADO

A Junta de Freguesia procedeu à recuperação do parque Infantil do logradouro do JI da escola do Tojalinho e à aplicação de pavimento envolvente. A obra foi realizada pela empresa SPORTGRASS e teve dum custo superior a 14 mil euros.






Festividades
CANCELAMENTO DO CARNAVAL 2021

A Direção da Associação do Carnaval de Loures, numa medida proactiva de prevenção, em reunião realizada a 15 de setembro de 2020, decidiu: 1 – Cancelar a Noite de Fados 2020 prevista para o dia 07 de novembro de 2020; 2 – Cancelar todos os festejos Carnavalescos de 2021, previstos para o período de 12 a 17 de fevereiro de 2021





Música
ESPETÁCULO COM ROMANA

Atendendo às medidas de contenção relativas ao vírus Covid-19, vividas desde o final do mês de março, com a consequente suspensão de todos os eventos públicos agendados, a programação cultural da Junta de Freguesia de Loures acabou por sofrer alterações, nomeadamente com o cancelamento ou adiamento de iniciativas.
Como forma de retomar a realização de iniciativas culturais, a Junta de Freguesia de Loures organizou uma noite de fado e de música popular com a cantora Romana, a qual encantou, com a sua voz e simpatia, todos aqueles que se deslocaram ao Parque Adão Barata.
Saliente-se que todas as medidas de contingência foram asseguradas (uso obrigatório de máscara, desinfeção das cadeiras, desinfeção das mãos à entrada, disposição de cadeiras a 1,5m de intervalo, entre outras). 






COVID -19
ISENÇÃO EXCECIONAL DE TAXAS

No âmbito do apoio ao comercio local, e decorrente da situação pandémica que o país atravessa, foi deliberado pelo Município de Loures; ouvidas as Juntas de Freguesia, isentar do pagamento de taxas de publicidade e ou ocupação de via pública todos os estabelecimentos comerciais que cumpram os requisitos previstos no artigo 3.º do DL n.º 10-G/2020, de 26 de março, a saber:
a) O dever de encerramento total ou parcial da empresa ou estabelecimento;
b) A paragem total ou parcial da atividade da empresa ou estabelecimento resultante da interrupção das cadeias de abastecimento, ou de suspensão ou cancelamento de encomendas;
c) A quebra abrupta e acentuada, de pelo menos 40% da faturação;
Nestes termos, e apesar do forte impacto financeiro no Orçamento da Freguesia, a Junta de Freguesia de Loures irá proceder à isenção de taxas durantes os meses de abril a agosto a todo o comércio local que esteja em qualquer das situações referidas anteriormente e seja requerido.
O requerimento deverá ser encaminhado para a Junta de Freguesia através do endereço eletrónico geral@jf-loures.pt

COVID -19
APOIOS A ESCOLAS DE MÚSICA
E ASSOCIAÇÕES DE PAIS

No sentido de minimizar os impactos da pandemia sentidos ao nível das escolas de música da freguesia de Loures, as quais tiveram de suspender a grande maioria das suas atividades, o executivo da Junta de Freguesia de Loures aprovou a atribuição de apoio financeiro à Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures, à Sociedade Filarmónica União Pinheirense e à Academia Sons & Harmonia, no valor de 1000 euros por cada entidade
Também as associações de pais da freguesia irão receber o apoio financeiro referente à terceira tranche dos protocolos de cooperação referentes aos projetos que são desenvolvidos nas áreas da música, da ginástica, das tecnologias de informação. Ainda que estes projetos não tivessem sido concretizados ao longo do terceiro período letivo, devido ao encerramento das escolas. A Junta de Freguesia aprovou a atribuição de apoio financeiro à Associação de Pais da EB da Fonte Santa, Associação de Pais da EB do Fanqueiro, Associação de Pais da EB do Infantado, Associação da EB da Mealhada e à Associação de Pais Bússola da Brincadeira, no valor de cerca de três mil euros.



Património
CAPELA DE SANTO AMARO 
TEVE OBRAS DE MANUTENÇÃO

A capela, localizada em A-dos-Cãos, data do século XVIII. Propriedade da Junta de Freguesia de Loures, foi, recentemente, objeto de obras de requalificação do seu exterior.
A intervenção compreendeu trabalhos de limpeza e conservação do alpendre da entrada e das portas exteriores; limpeza e impermeabilização do telhado; reparação e pintura das paredes exteriores e muros da capela.
A cor, totalmente branca, realça as colunas quinhentistas com características manuelinas.
Esta obra teve um custo de 11 mil e novecentos euros.






COVID-19
JUNTA DE FREGUESIA 
ENTREGA FICHAS ESCOLARES

Com base no Decreto-Lei nº14-G/2020, de 13 de abril de 2020, as aulas do ensino básico foram suspensas no 3º período.
A rede pública de escolas da Freguesia de Loures é composta por quatro agrupamentos, dois dos quais com ensino básico.
A Junta de Freguesia de Loures está a entregar as fichas de trabalhos escolares aos alunos do ensino básico, identificados pelos agrupamentos com estas necessidades.











Espaço público
NOVO PARQUE DE ESTACIONAMENTO
NA MEALHADA

A Junta de Freguesia abriu ao público, no dia 24 de abril, um parque de 
estacionamento grátis, na Rua Vitorino Nemésio, na localidade da Mealhada, com capacidade para 50 viaturas, dois lugares para deficientes e um espaço para motociclos.Esta medida é um contributo para diminuir o grave problema de estacionamento na Mealhada.
O terreno onde o parque foi implementado era propriedade da Câmara Municipal de Loures, que de imediato o cedeu à Junta de Freguesia, assumindo o Município o encargo com a movimentação de terras.
Tendo em consideração cuidados ambientais, o parque foi construído com uma tecnologia de grelhas de enrelvamento preenchida com brita, o que não provoca impermeabilização do solo. Deste modo, promove-se a infiltração natural das águas pluviais mantendo o equilíbrio do ecossistema. Foram plantados vários canteiros e um conjunto de carvalhos. Esta obra teve um valor superior a 98 mil euros.




Notícias anteriores

Os nossos contactos

Morada

Sede da Junta de Freguesia
Rua Manuel Francisco  Soromenho, 50
2670-452 LOURES

Telefone

Telefone:
219 832 068 / 219 830 061 / 219 835 393
Fax:
219 835 962

Siga-nos