Escudo de vermelho, torre sineira de ouro, aberta do campo, nascente de dois montes de verde, filetados de ouro e moventes dos flancos; em ponta, sete burelas ondadas de prata e azul e em chefe uma armação de moinho acompanhada de duas alfaces, tudo de ouro. Coroa mural nos termos do art.º 13º, nº 2 f), da Lei nº 53/91 – de 5 torres. Listel branco com legenda a negro, em maiúsculas: FREGUESIA DE LOURES.
Parecer emitido pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, nos termos da Lei nº 53/91, de 7 de Agosto.
O logótipo e imagem visual da Junta de Freguesia de Loures fazem uso do Chafariz Monumental do Largo 4 de Outubro, no centro da Cidade de Loures, estilizando as suas formas, para o converter num ícone facilmente reconhecível.
A base do Chafariz assume a cor azul remetendo para o rio e várzea de Loures.
Ao desenho do Chafariz associa-se a legenda “Loures Junta de Freguesia ”.
O Chafariz e a sua associação ao Largo 4 de Outubro, data da declaração da implantação da República em Loures, tornam-no um elo de forte carga simbólica entre o passado da freguesia e a sua projeção para a modernidade por via dos acontecimentos históricos que nela tiveram lugar, nomeadamente ao forte impulso e a difusão dos ideais republicanos.