Recuperação das árvores do Jardim Major Rosa Bastos

Na continuidade das intervenções que a Junta de Freguesia de Loures tem vindo paulatinamente a realizar nos jardins e ruas da nossa freguesia vimos agora apresentar a primeira fase de recuperação do arvoredo e arbustos do Jardim e envolvente do Jardim Major Rosa Bastos.

Depois de grande abandono a que foram deixados os fabulosos Prunus Kanzan (cerejeiras do Japão) foram recuperadas as árvores doentes que se encontram na rua Major Rosa Bastos.

 

 

 

Prunus Kanzan (cerejeiras do Japão)

É uma das mais ornamentais das cerejeiras de florações abundantes. A cerejeira do Japão é uma árvore de folha caduca com várias épocas de interesse. Na primavera presenteia-nos com uma profusa floração de ricas flores dobradas cor-de-rosa. Como esta cerejeira é estéril a floração não produz cerejas. Depois da floração espetacular ele apresenta uma folhagem encarnada acobreada até as folhas ficarem maduras. A última transformação dá-se com a transformação da folhagem verde escura numa diversidade de cores outonais entre o laranja e o acobreado

As árvores já secas foram arrancadas e substituídas por exemplares novos de modo a recuperar o alinhamento desta rua.

Todas as covas foram abertas e estrumada a terra e instalados tutores e verificada a rega.

 

 

Todo o sistema de rega foi reparado e colocado de novo em funcionamento ficando as árvores tutoradas, adubadas e regadas através deste sistema recuperado.

 

De seguida todas as outras árvores que foram vítimas de doença, vandalismos ou feridas por parte de veículos foram intervencionadas de modo a reparar os estragos que as têm vindo a degradar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Todas as feridas foram limpas e aplicada uma pasta desinfectante e cicatrizante de modo a ajudar o exemplar a recuperar mais rápido, hevitando a invasão pro organismos que destroem o interior em madeira morta dificultando a recuperação dos exemplares.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foram ainda recuperados vários exemplares cujos ramos ladrões tinham atingido dimensões consideráveis. Estes foram suprimidos deixando apenas o enxerto e selando os cortes também com a mesma pasta.

 

Foram plantadas 12 plantas de cerejeira nesta fase de recuperação, estando prevista a enxertia de 4 indivíduos que foram plantados sem enxertia e a possível substituição de alguns exemplares cuja recuperação se apresenta de difícil concretização.

 

 

 

 

O tulipeiro-da-virgínia

Foi também intervencionada outra espécie de árvores cuja fase de intervenção foi também de retancha dos exemplares perdidos e tratamento de recuperação de alguns exemplares com feridas e podridões.

Para esta espécie vai ainda ser necessária outra fase de intervenção que consistirá em abate de alguns exemplares irrecuperáveis e posterior retancha com exemplares novos desta espécie magnífica.

O tulipeiro-da-virgínia é uma árvore norte americana que atinge um porte tão grande que é a mais alta e imponente das espécies de árvores angiospérmicas nativa da costa leste da América do Norte.

 

 

 

 

 

Foram plantados três novos exemplares nas falhas existentes, duas na área adjacente ao parque de merendas e outra no extremo do canteiro do parque infantil.

As outras árvores dentro do parque infantil foram adubadas e regadas.

 

 

 

 

 

 

Depois desta intervenção foi desenvolvida a segunda fase da operação, que consistiu na tarefa igual à que se realizou nas cerejeiras.

 

 

 

 

 

 

 

Liriodendron

Nesta primeira fase dos Liriodendron foram retanchadas 3 novas árvores e intervencionadas 6 outra com intuito de recuperação dos exemplares.

Iremos programar uma nova fase de recuperação de árvores abatendo alguns exemplares muito degradados e substituindo por novos.

Numa terceira fase será realizada uma retancha de maior escala relativamente aos arbustos do parque e plantação de novos exemplares arbóreos no parque com intuito de renovação do coberto arbóreo

 

 

Antes

Depois

Antes

Depois

Antes

Depois

 

Junta de Freguesia de Loures

Rua Manuel Francisco Soromenho, 50

2670-452 Loures

Telefone: 219 832 068 / 219 830 061

Fax. 219 835962

MAPA DO SITE