Notícias

CULTURA

FEIRA DO LIVRO

A Feira do Livro da Freguesia de Loures já abriu as suas portas! Mais uma oferta cultural que se pretende levar às pessoas, proporcionando o acesso a livros e a preços mais acessíveis.

Uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Loures, com a parceria da Mbooks - Ler para Ser.

Aproveite para comprar alguns livros e ofereça no Natal.

Poderá visitar a Feira do Livro, de 6 de novembro a 23 de dezembro, no Largo 4 de outubro, das 9h às 20h (incluindo fins de semana).

Loures, uma Freguesia que vive a Cultura!

 

 

CULTURA

EXPOSIÇÃO DE PINTURA

“De Alma e Coração é o título da Exposição de Desenho e Pintura, de António Calado Correia, inaugurada no dia 3 de Novembro, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte.

Utilizando várias técnicas, em particular o carvão, o pintor expõe obras alusivas a locais característicos de todos os distritos do país, entre outras.

Numa atitude de louvar, António Calado Correia decidiu que uma parte das vendas reverterá a favor do Centro de Acolhimento Temporário Casa do Infantado.

Trata-se de uma iniciativa que tem o propósito de promover e dar visibilidade aos artistas da Freguesia de Loures, a qual contou com o apoio da Câmara Municipal de Loures.

Esta exposição estará patente até 30 de Novembro, incluindo sábados durante a tarde”

 

 

 

 

SESSÃO PÚBLICA PINHEIRO DE LOURES

REQUALIFICAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO JUNTO AO CENTRO DOS REFORMADOS E DO JARDIM PEDRO ARUIL.

A Junta Freguesia de Loures realizou, no dia 30 de Outubro, no salão da SFUP, uma Sessão Pública para apresentação e debate do projecto da requalificação do espaço público junto ao Centro dos Reformados e do Jardim Pedro Aruil.

Este Projeto e sua concretização é da responsabilidade da Junta de Freguesia, e visa a requalificação do espaço público em Pinheiro de Loures.

Apesar da pouca afluência os presentes tiveram uma participação ativa e proveitosa para o desenvolvimento do projeto.

 

 

 

 

 

 

CURIOSIDADES

WASHINGTONIA

A Washingtonia é um género botânico pertencente à família Arecaceae. Conta com duas espécies: Washingtonia filifera e Washingtonia robusta.

No concelho de Loures existem vários exemplares deste género, sendo na sua grande maioria Washingtonia robusta, que é a espécie que atinge alturas mais elevadas, de cerca de 25 m, e que apresenta o tronco (espique), mais estreito.

Mais...

 

LIQUIDAMBAR STYRACIFLUA

Finalmente o outono resolveu invadir o nosso território e mostrar que as cores outonais estão a chegar. Existem inúmeras árvores com cores fantásticas desde os amarelos fortes aos encarnados quentes. É o caso dos Liquidâmbares (Liquidambar styraciflua), uma árvore que pode encontrar em vários espaços

Mais...

ESPAÇO PÚBLICO

PARQUE INFANTIL RUA FERNÃO DE MAGALHÃES,

NO INFANTADO, PRONTO A SER UTILIZADO

A intervenção de manutenção do parque infantil que está situado no espaço verde da Rua Fernão de Magalhães no Infantado já está concluída e o espaço encontra-se pronto a ser utilizado. A requalificação do espaço incluiu o fornecimento e instalação de: painel informativo; madeiras plataforma no equipamento “multifunções”; painéis, postes, pequenas peças coloridas e ainda o tratamento de metais (ferrugem) e reparação do piso.

A obra foi realizada pela empresa Citycare, pelo valor de 3.604 euros

 

 

 

 

 

ESPAÇO PÚBLICO

PARQUE INFANTIL DO CASAL DO COVÃO

MANUTENÇÃO CONCLUÍDA

A intervenção da manutenção do parque infantil que está situado no Casal do Covão já está concluída, encontrando-se o espaço pronto a ser utilizado. A requalificação do espaço incluiu: tratamento de metais (vedação), verificação e substituição de ferragens e componentes.

A obra foi realizada pela empresa Citycare, pelo valor de 1.314,40 euros

 

 

 

 

 

 

ESPAÇO PÚBLICO

PARQUE INFANTIL EBI/JI DO FANQUEIRO

OBRAS CONCLUÍDAS

A intervenção no parque infantil da EB/JI do Fanqueiro já está concluída e o espaço pronto a ser utilizado. A requalificação do espaço incluiu o fornecimento e colocação de pavimento sintético In Situ EPDM, com espessura de 10mm a 2 Cores.

Foi também substituída a  rede de trepar, assim como a substituição de 9 degraus e a  colocação de protecção traseira nos degraus.

A obra foi realizada pela empresa CRP, pelo valor de 11.592,37 euros.

 

 

 

 

 

ESPAÇO PÚBLICO

PARQUE INFANTIL REQUALIFICADO

A intervenção no parque infantil da Escola Básica À-dos-Cãos  está concluída e o espaço pronto a ser utilizado. A requalificação do espaço incluiu a substituição do equipamento e um novo piso. A obra foi realizada pela empresa CRP, pelo valor de 13.159 euros..

 

AÇÃO SOCIAL

REUNIÕES COM AS ASSOCIAÇÕES E OUTRAS ORGANIZAÇÕES

Nos dias 22 (cultura), 23 (desporto) e 26 de outubro (ação social, educação e juventude) realizaram-se as reuniões com as associações e outras organizações sem fins lucrativos da freguesia de Loures, com o objetivo de colocar à discussão a proposta de Regulamento de Apoios ao Movimento Associativo da Freguesia de Loures. Trata-se de um instrumento de planeamento que define dois tipos de apoios: os financeiros (atividades ou eventos específicos; obras/melhoramentos nas instalações; equipamentos/viaturas e deslocações) e os não financeiros (técnico, material e logístico; divulgação e publicidade; serviços administrativos).

Pretende-se que este instrumento de planeamento seja construído em conjunto com o movimento associativo, no sentido de receber os seus contributos e sugestões. Esta proposta será ainda sujeita a um período de consulta pública de 30 dias, dando a possibilidade, a todos os cidadãos, de enviar as suas sugestões.

CULTURA

VISITA AO PALÁCIO DO CORREIO MOR

O Palácio do Correio Mor abriu as suas portas, no dia 28 de outubro, possibilitando visitas guiadas a 120 pessoas residentes na freguesia de Loures. Desta forma, a Junta de Freguesia de Loures dá inicio ao  Projeto Percursos com História, e não poderia ter começado da melhor forma com a visita a este imóvel de interesse público. Considera-se da máxima importância dar a conhecer o património construído e paisagístico da freguesia de Loures.

Dado que o número de inscrições superou todas as expectativas, a Junta de Freguesia de Loures agendará novas visitas, ainda durante o mês de novembro. Todos os encargos financeiros inerentes às visitas são assegurados pela autarquia.

Loures, uma freguesia que vive a Cultura!

 

EDUCAÇÃO

PROJETO EXPRESSÕES EM MOVIMENTO

A Associação de Pais da Escola Básica de Loures -  Bússola da Brincadeira – assinou, a 29 de outubro, um protocolo de cooperação com a Junta de Freguesia de Loures, referente à implementação do projeto Expressões em Movimento no Jardim de Infância. Trata-se de um projeto ao nível da atividade física e musical, o qual abrange 65 crianças do jardim de infância. As despesas inerentes ao pagamento dos professores ficarão a cargo da Junta de Freguesia de Loures, no valor de 1980,00 euros por ano. No total, a autarquia tem firmado protocolos de cooperação com cinco associações de pais das escolas básicas da freguesia.

 

 

PROTEÇÃO CIVIL

A SEGURANÇA COMEÇA EM NÓS

Sob o lema "A Segurança começa em cada um de nós. A Segurança é responsabilidade de todos. Também sua!", e a convite da PSP de Loures, a Junta de Freguesia de Loures participou, no dia 29 de outubro, num encontro com idosos da freguesia, no qual foram abordados alguns conselhos de segurança em casa e na rua. Esta iniciativa insere-se no

Programa Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade desenvolvido pela PSP.

 

ESPAÇO PÚBLICO

REMODELAÇÃO DO JARDIM ENVOLVENTE À UNIVERSIDADE SÉNIOR

Na continuidade das intervenções que a Junta de Freguesia tem realizado foram agora plantadas árvores/arbustos no espaço exterior da Universidade Sénior.

Mais...

 

PROTEÇÃO CIVIL

EXERCÍCIO A TERRA TREME

 

Os grandes sismos e os tsunamis podem ser raros, mas, como qualquer outro risco

natural, se falharmos a preparação e a consciencialização das populações,arriscamos pagar um preço muito alto.

 

Mais...

 

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Considerando que a afluência à iniciativa superou as expectativas, as inscrições, entretanto, recebidas serão consideradas

numa próxima visita, já agendada para novembro, cuja data brevemente divulgaremos.

 

ESPAÇO PÚBLICO

JUNTA FREGUESIA DE LOURES REFORÇA LIMPEZA URBANA

A Junta de Freguesia adquiriu uma varredoura que permitirá reforçar a capacidade de limpeza urbana. Este equipamento contou com uma

comparticipação do Município, no âmbito do protocolo de delegação de competências assinado entre as duas entidades.

O reforço dos meios mecânicos insere-se no objetivo de alargar e reforçar a intervenção da autarquia na manutenção do espaço público,  estando já a decorrer operações especiais de limpeza, como é o caso da ação em curso na Urbanização do Infantado.

(ler comunicado).

DESPORTO

JUNTA DE FREGUESIA APOIA TORNEIO DE SOLIDARIEDADE

O Clube De Veteranos Leões de Camarate, com o apoio da Câmara Municipal de Loures, organizou o 10.º Torneio de futebol do CVLC (veteranos), no passado dia 29/09/18, no Complexo Desportivo Municipal do Catujal, contando com a presença dos seguintes clubes: Sporting, Veteranos de Santo André, Grupo Sportivo de Loures e Leões de Camarate. Mais uma vez,  esta associação conseguiu concretizar os objetivos a que se propôs – proporcionar atividades lúdicas a crianças de famílias carenciadas do concelho de Loures. As crianças, indicadas pelas três juntas de freguesia que apoiam este evento,  receberam todo o material escolar que foi solicitado ao clube organizador do torneio. Durante a cerimónia de entrega de prémios, que decorreu após o jantar oferecido pela organização do torneio, no refeitório municipal, gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Loures, as mesmas crianças receberam várias lembranças das equipas participantes.

AÇÃO SOCIAL

COMISSÃO SOCIAL INTERFREGUESIAS DE LOURES, LOUSA, FANHÕES E BUCELAS

No âmbito da comissão social interfreguesias de Loures, Lousa, Fanhões e Bucelas, foi possível organizar uma visita ao Jardim Zoológico, no dia 3 de outubro, na qual participaram cerca de 110 séniores pertencentes a várias instituições: Associação Luiz Pereira Motta, Associação de Beneficência Evangélica, Associação Infanta Dona Mafalda, Lar Encosta da Saúde, Centro Social e Paroquial de Lousa e o Centro de Dia de Fanhões.

Uma forma diferente de passar o dia para estes séniores!

As despesas inerentes à compra dos bilhetes foram suportadas pelas três juntas de freguesia envolvidas (Loures, Lousa e Fanhões).

EDUCAÇÃO

PRÉMIOS DE MÉRITO 2017/2018

A 4ª edição da Atribuição dos Prémios de Mérito aos Melhores Alunos da Freguesia de Loures (ano letivo 2017/2018) realizou-se no dia 10 de outubro, na Biblioteca Municipal José Saramago. Além da entrega dos diplomas, a cerimónia foi vivida e animada com a participação de alunos das escolas - Escola Básica Luís de Sttau Monteiro, Escola Básica João Villaret (alunos do Conservatório de Artes de Loures) e Escola Secundária José Afonso - que apresentaram momentos de música, canto, dança e poesia. A cerimónia foi apresentada de forma brilhante pelo João Pedro Silvestre, aluno do 9º ano da EB Luís de Sttau Monteiro.

O investimento da Junta de Freguesia de Loures, ao nível dos prémios atribuídos, ultrapassou os 3000 euros, e teve a finalidade de premiar os 1º e 2º melhores alunos do 6º ano, 9º ano, 12º ano, cursos profissionais, Percurso Curricular Alternativo (PCA) e Curso de Educação  e Formação (CEF).

Marcaram presença na cerimónia a presidente da Junta de Freguesia de Loures, Orlanda Rodrigues, em representação do pelouro da educação da Câmara Municipal de Loures, Nelson Januário, a diretora da EB Luís de Sttau Monteiro, Maria Manuel Andrade, a diretora da ES José Afonso, Irene Louro, o diretor da EB João Villaret José Manuel Oliveira, a adjunta da direção da ES António Carvalho Figueiredo, Ana Paula Campos, bem como vários professores e muitos pais e encarregados de educação. 

ESPAÇO PÚBLICO

PARQUE DE JOGOS DAS SAPATEIRAS INAUGURADO

Com um investimento de 100 mil euros, este novo parque resultou de um acordo celebrado entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Loures.

A inauguração do parque, no dia 19 de setembro,  contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Piteira e com o presidente da Câmara Municipal Bernardino Soares, que lembrou o investimento que está a ser feito nesta zona da cidade.

Orlanda Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Loures, referiu que, num bairro onde há muitas crianças e jovens, era indispensável este investimento, "mais uma  fase da intervenção de requalificação do espaço público da cidade".

EDUCAÇÃO

MEDITAÇÃO E YOGA INFANTIL

O projeto SerenaMente, na área da psicologia, meditação e yoga infantil, irá ser implementado na Escola Básica Nº1 de Loures, numa turma de 2º ano. Os benefícios deste tipo de técnicas e metodologias são conhecidos, nomeadamente ao nível da auto estima, diminuição da ansiedade, aumento de concentração, gestão emocional, competências relacionais, entre outros.

No dia 25 de setembro, os pais das crianças envolvidas no projeto tiveram a oportunidade de experienciar um pouco o tipo de exercícios que serão desenvolvidos e as opiniões foram unânimes: "vai ser uma grande ajuda para os nossos filhos"; "uma oportunidade que os filhos e os pais têm e será uma mais valia para todos, inclusive para a escola". Trata-se de um projeto piloto que se espera ser replicado em outras escolas. A Junta de Freguesia de Loures suportará os encargos financeiros relativos aos serviços prestados pela equipa de psicólogas.

AÇÃO SOCIAL

INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO DA QUINTA DAS MIMOSAS

No dia 24 de setembro, a Associação de Beneficência Evangélica - Lar Cristão convidou a Junta de Freguesia de Loures a estar presente na cerimónia de inauguração do espaço da Quinta das Mimosas, pertencente àquela instituição. A autarquia apoiou financeiramente a requalificação de uma parte da quinta, nomeadamente a construção de um passeio e de uma zona de lazer, acessível aos seus utentes. Do programa, constou uma atividade desenvolvida pela equipa de animação da ABE e os seus utentes, bem como a história - Corre, corre cabacinha - contada pela presidente da Junta de Freguesia de Loures. Trata-se de mais um apoio financeiro inserido na intervenção de ação social da Junta.

MÚSICA

ANIMAÇÃO NO CORETO

Numa tarde solarenga, o coreto do Jardim Major Rosa Bastos voltou a ser animado! Desta vez, a animação ficou a cargo da Orquestr'UP da Sociedade Filarmónica União Pinheirense que apresentou um reportório diversificado. A animação do coreto faz parte do programa cultural da Junta de Freguesia de Loures, pelo que a Presidente da Junta de Freguesia aproveitou a ocasião para informar que, no próximo ano, aquele espaço será alvo de requalificação a fim de o tornar um local digno de encontro dos lourenses e centralizador de cultura e vitalidade social.

PESPAÇO PÚBLICO

PARQUE DE JOGOS DAS SAPATEIRAS INAUGURADO

Com um investimento de 100 mil euros, este novo parque resultou de um acordo celebrado entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Loures.

A inauguração do parque contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Piteira e com o presidente da Câmara Municipal Bernardino Soares, que lembrou o investimento que está a ser feito nesta zona da cidade.

Orlanda Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Loures, referiu que, num bairro onde há muitas crianças e jovens, era indispensável este investimento, "mais uma  fase da intervenção de requalificação do espaço público da cidade".

Tarifa Social de Electricidade

mais informações aqui...

Recuperação das árvores do Jardim Major Rosa Bastos

 

Ler mais...

PATRIMÓNIO

CAPELA DE SANTA PETRONILA REABILITADA

A Capela de Santa Petronila, que data do séc. XVII é o ex-libris da localidade da Murteira, sendo a sua reabilitação um anseio muito forte para os habitantes daquela localidade.

A obra de reabilitação a que a Capela foi sujeita teve início a 28 de Maio, p.p, e compreendeu a recuperação das paredes interiores e exteriores, pintura interior, colocação total de uma nova cobertura e de um novo tecto, no valor total de 26.298,60€.

Foram também sujeitos a obras de reabilitação, na mesma altura, os Lavadouros e o Chafariz públicos na Murteira.

Foi uma intervenção global que juntou a comunidade da Murteira, o Grupo Cultural e Recreativo Murteirense, a Junta de Freguesia de Loures e a Paróquia de Loures, em que todos tiveram a certeza do dever cumprido.

No dia 12 de Agosto foi inaugurada pela Junta de Freguesia de Loures, na pessoa da Sra. Presidente, Orlanda Rodrigues, com a celebração de uma missa na sede do Grupo Cultural e Recreativo Murteirense.

 

UMA CURIOSIDADE

O ENCANTO DA  MAGNÓLIA

Esta semana apresentamos a magnólia-de-flores-grandes, ou simplesmente magnólia (Magnolia grandiflora L.). Esta árvore originária do SE dos E.U.A. tem um encanto único: de folhagem verde brilhante persistente (as folhas mantêm-se no inverno) apresenta o verso das folhas coberto por uma penugem dourada que lhe confere um tom único. No seu porte majestoso, apresenta flores brancas muito grandes, que podem atingir os 20 cm, delicadamente perfumadas entre junho e agosto.

É muito utilizada como ornamental, pois além das características já mencionadas é pouco exigente em relação ao tipo de solo (desde que seja bem drenado) e muito resistente a pragas e doenças, podendo ser cultivada em quase todo o território português. Existem vários exemplares no Jardim Major Rosa Bastos e nas Urmeiras.

Vale a pena passear pelos nossos jardins e encontrar

CULTURA

FOLKLOURES JÁ VAI NA XXV EDIÇÃO

No dia 7 de Julho, o Parque Adão Barata foi o palco da XXV edição do FolKLoures - Encontro de Culturas, organizado pelo Grupo Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares "Verde Minho". Além da participação de grupos de folclore, de danças e cantares, de bombos, representativos de várias regiões do país, contou com a presença de um grupo de danças tibetanas. Feira de artesanato, palestras e exposições também fizeram parte deste Encontro.

A organização do evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Loures e das juntas de freguesia de Loures e de Santo Antão e São Julião do Tojal.

 

HOMENAGEM

RECORDANDO O PRIMEIRO COMANDANTE

DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE LOURES

 A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures, no dia 6 de agosto, prestou uma homenagem a Fernando Augusto de Lacerda e Mello, pelos 100 anos do seu falecimento. Recorde-se que este Homem foi um dos fundadores da Associação dos Bombeiros Voluntários de Loures, tendo sido escolhido como primeiro comandante, a 29 de junho de 1887.

Presente neste ato simbólico, no Cemitério do Alto de São João, esteve a presidente da direção da Associação de Cultura Espirita Fernando Lacerda, Helda Silva, que aproveitou para sublinhar que Loures não pode deixar morrer a memória de Fernando Lacerda.

A Junta de Freguesia de Loures, que mantém uma relação institucional próxima com esta associação, não poderia deixar de se associar a esta homenagem.  

UMA CURIOSIDADE

AS NOSSAS ÁRVORES

Quem passar por estes dias a caminho da festa do caracol saloio em Loures, junto ao mercado, nos canteiros em frente da charcutaria não ficará indiferente uma planta muito curiosa em flor. Esta planta que costuma ser confundida com uma pequena palmeira é antes uma gimnospérmica como os pinheiros. Tem flores nuas tal como como as pinhas.

É essa curiosidade que se pode observar agora neste curto período de floração. Aproveite para ir petiscar uns caracóis na feira e veja as pinhas deste exemplar fantástico que é um macho e tem este ano duas lindas inflorescências amarelas.

É uma planta com origem na china e Japão onde existem as mais antigas quase com 5m. Considerada um fóssil vivo já existiam no início da era Mesozoica. Vale a pena passear pelos nossos jardins e encontrar estas raridades que foram contemporâneas dos dinossauros em floração. Saia de casa e vá procura-las pela sua saúde.

7.º Aniversário

MERCADO AGROBIO

Neste mercado, com produtos 100 por cento biológicos, encontra uma grande diversidade de legumes e ervas aromáticas, fruta, pão, frutos secos, cogumelos e outros produtos biológicos transformados.  É um mercado de proximidade onde pode comprar legumes diretamente ao produtor.

Localiza-se na Avenida das Descobertas, Infantado, Loures.

Venha visitar e descubra as novidades da época!

Promova a economia local e um estilo de vida saudável!

JARANCANDÁ

AS NOSSAS ÁRVORES

O jacarandá tem-se tornado cada vez mais a árvore emblemática de Loures. Não sendo originária do nosso país (vem do sul do Brasil, Argentina e Peru), nem a espécie mais abundante na cidade, o facto é que ninguém consegue ficar indiferente ao espetáculo da sua floração por alturas de junho.O Jacarandá anuncia o fim da primavera e anuncia o Verão que aí vem com a sua floração exuberante.

Parecem nuvens de cor sobre as nossas ruas, e na Universidade Sénior, Rua Goa (perto da antiga escola primária n.º 1), podemos observá-los explendorosos.

Um dado curioso sobre esta espécie é que perde a folhagem em março, quando as nossas árvores estão em plena rebentação primaveril. É que ela, juntamente com as tipuanas (também brasileiras) guardam na sua “memória” o calendário do hemisfério sul, onde a estação fria começa por essa altura.

Vale a pena passear pelos nossos jardins e encontrar estas árvores em floração. Saia de casa e vá procura-los pela sua saúde.

COMISSÃO SOCIAL INTERFREGUESIAS

CONVÍVIO DOS PARCEIROS SOCIAIS

No âmbito da Comissão Social Interfreguesias de Bucelas, Loures, Lousa e Fanhões, realizou-se, no Parque Municipal do Cabeço de Montachique, um almoço de convívio entre os parceiros sociais, incluindo os quatros presidentes das respectivas juntas.  Esta iniciativa inclui-se no Plano de Acção 2018 - Grupo Acção Social, tendo sido o segundo ano consecutivo a ser realizado.

AÇÃO SOCIAL

DIA MUNDIAL DE CONSCIENCIALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

A convite da PSP de Loures, a Junta de Freguesia de Loures participou, no dia 15 de Junho, na comemoração do Dia Mundial de Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa, na Biblioteca Municipal José Saramago. Além das intervenções da Presidente da Junta de Freguesia e de agentes da PSP, o Espaço Vida e o Gabinete de Apoio ao Consumidor da Câmara Municipal de Loures, bem como os Agrupamentos de Saúde de Loures/Odivelas realizaram igualmente apresentações que consistiram num conjunto de alertas e precauções que as pessoas com mais idade deverão ter no seu dia a dia, nos tipos de violência a que podem ser sujeitos, nos direitos dos idosos, entre muitos outros assuntos.

MÙSICA

CONCERTO PEDAGÓGICO "O PEDRO E O LOBO"

Mais de 300 crianças  do 5º ano, das Escolas Luís Sttau Monteiro e João Villaret, assistiram ao Concerto Pedagógico "O Pedro e o Lobo", cuja direção artística e pedagógica esteve a cargo da Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures. A diretora pedagógica do Conservatório de Música da Metropolitana, Susana Henriques, narrou esta fábula, de forma encantadora e apaixonada, tendo deliciado todos os que assistiram ao concerto. Esta iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia de Loures, pretendeu proporcionar, a este público infantil, um momento atraente de aproximação musical aos instrumentos de orquestra.

A realização da atividade contou com o apoio da Câmara Municipal de Loures.

INFÂNCIA

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

Para assinalar o dia 1 de junho - Dia Mundial da Criança - a Junta de Freguesia de Loures ofereceu uma mochila interactiva a todas as crianças que frequentam as Escolas Básicas do 1º Ciclo (incluindo Jardins de Infância) da freguesia.

O  Dia Mundial da Criança é uma data que alude à importância dos direitos das crianças. Este é um dia que fará todo sentido lembrar enquanto existirem no mundo crianças a quem são negados os cuidados mais básicos – amor, saúde e segurança

 

ANIMAÇÃO CULTURAL

ESPETÁCULO DE HIP HOP E TUNAS

No propósito de criar animação cultural nos espaços públicos da cidade de Loures, a Junta de Freguesia de Loures organizou, na noite do passado dia 26 de maio, no Largo 4 de Outubro, uma iniciativa que consistiu na atuação da classe infanto-juvenil de Hip Hop da Sociedade Filarmónica União Pinheirense e da Tuna Académica de Farmácia da Universidade de Lisboa. Esta iniciativa foi acolhida com muito agrado pelas pessoas que se deslocaram até ao Largo. Referir que a Autarquia articulou com a  Associação Empresarial de Comércio e Serviços dos Concelhos de Loures e Odivelas, no sentido de os comerciantes, localizados na Rua República, terem os seus estabelecimentos comerciais abertos. Ao longo do ano espera-se realizar outras iniciativas tanto no Largo 4 de Outubro como no Coreto do Jardim Major Rosa Bastos.

SEGURANÇA PÚBLICA

EQUIPAMENTO INFORMÁTICO PARA A PSP

O Programa Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade da 70ª Esquadra de Loures, na freguesia de Loures, apresenta resultados operacionais bem quantificados e espelham uma actuação em várias áreas de intervenção: educação (Equipa do Programa Escola Segura), idosos (sinalização de idosos em risco), violência doméstica (contactos individuais), comércio (contactos com comerciantes), acções de sensibilização sobre várias temáticas e participação em projectos locais. Atendendo que um dos obstáculos ao Programa é a escassez de meios informáticos, a Junta de Freguesia de Loures, no dia 16 de maio, procedeu à colocação de um equipamento informático nas instalações da esquadra, contribuindo para a melhor concretização do mesmo na Freguesia.

CULTURA

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO COM O TIL

O Teatro Independente de Loures (TIL), fundado a 13 de Julho de 1968, então como Teatro Amador dos Bombeiros, tem desenvolvido, ao longo dos anos, uma actividade significativa no domínio das artes cénicas. A 17 de maio, a Junta de Freguesia de Loures procedeu à assinatura do protocolo de cooperação com o TIL,  reconhecendo que o seu trabalho tem ultrapassado as fronteiras da freguesia e do concelho de Loures, desempenhando um papel importante na dinamização e fomento da actividade teatral local.

CULTURA

RECUPERAR A FUNÇÃO DO CORETO

O Coreto do Jardim Major Rosa Bastos foi o palco para a Orquestra de Iniciação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures realizar o seu concerto, na tarde do passado dia 5 de maio. A Junta de Freguesia de Loures pretende dotar este Coreto de novas funções, tornando-o como um elemento agregador e dinamizador da vida cultural e social da população. Ao longo do ano, prevê-se a realização de outras iniciativas neste espaço tão aprazível da cidade de Loures.

 

DECO

EMAGREÇA A FATURA DA ÁGUA

No âmbito do protocolo estabelecido entre a Junta de Freguesia de Loures e a DECO, realizou-se no passado dia 27 de abril o Workshop DECO(IN)Forma – Serviços Públicos Essenciais: Emagreça a Fatura da Água – , na Associação  Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Pinheiro de Loures. Nesta sessão foi possível ficar a saber como reduzir o consumo de água, evitar o seu desperdício, denunciar as fugas na rede pública e beneficiar das tarifas sociais. Esta iniciativa contou com o apoio do Gabinete de Apoio ao Consumidor da Câmara Municipal de Loures.

O TEATRO DÁ VIDA À VIDA

ENCONTRO INTERGERACIONAL

 

Integrado no projeto O TEATRO DÁ VIDA À VIDA, a Junta de Freguesia de Loures organizou, em conjunto com o Teatr'UP Kids, da Sociedade Filarmónica União Pinheirense, uma ida à Associação de Beneficência Evangélica - Lar Cristão, proporcionando uma tarde diferente e animada aos utentes daquela instituição. A peça de teatro - O Auto da Barca do Inferno - foi brilhantemente encenada pelas crianças e jovens deste grupo de teatro. Este tipo de atividades que permite o encontro intergeracional com crianças, jovens e população da comunidade local, é fundamental para a promoção de um envelhecimento mais ativo.

O TEATRO DÁ VIDA À VIDA

TARDE DE TEATRO ESPECIAL

Em articulação com a Comissão Social Interfreguesias de Bucelas, Loures, Lousa e Fanhões, a Junta de Freguesia de Loures promoveu uma tarde de teatro para a população sénior de várias instituições: Associação de Beneficência Evangélica - Lar Cristão, Associação Luiz Pereira da Motta, Centro Social e Paroquial de Fanhões, Lar Encosta da Saúde, Lar da Fonte Santa, Associação de Reformados do Pinheiro de Loures e Academia dos Saberes de Loures. A peça de teatro intitulada “Corre para a tua Mulher”, foi encenada pelo Teatr'UP da Sociedade Filarmónica União Pinheirense, que, de forma divertida, proporcionou uma tarde diferente de lazer e convívio entre os utentes destas instituições. Este tipo de atividades pretende ajudar a quebrar o isolamento social do idoso, que tantas vezes é vivido no seu quotidiano.

Tratou-se de mais uma iniciativa integrada no projeto o "TEATRO DÁ VIDA À VIDA"

 

 

 

GINÁSTICA

DIA MUNDIAL DA SÁUDE

 

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Saúde (7 de abril), a Junta de Freguesia de Loures promoveu uma aula de ginástica, aberta à população. Além de fazer exercício físico, os participantes, bem como as pessoas que pelo Parque Municipal Major Rosa Bastos iam passando, tiveram a possibilidade de medir a tensão arterial, a frequência cardíaca e a glicémia. O principal propósito relacionou-se com o alertar a população para a importância de desenvolver atividades com vista à promoção do seu bem estar e de hábitos de vida saudáveis.

Esta iniciativa teve o apoio do Centro de Saúde de Loures, da Associação Gato Ruim e do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS).

MOVIMENTO ASSOCIATIVO

PARTICIPAÇÃO E REFLEXÃO

No passado dia 28 de março, o Sporting Clube Pinheiro de Loures acolheu a Junta de Freguesia de Loures (Pelouro de Desporto) e as associações/clubes desportivos, para a realização de uma reunião, cujo principal objetivo se relacionou com o recolher de sugestões e propostas a serem equacionadas na elaboração do Regulamento de Atribuição de Apoios ao movimento associativo. Estiveram presentes a Associação Cultural e Recreativa da Mealhada, o  Grupo Sportivo de Loures, o Grupo Cultural e Recreativo Murteirense e o Sporting Clube Pinheiro de Loures.

A Autarquia considera este processo de participação e reflexão, envolvendo os agentes desportivos da Freguesia, fundamental na sua  atuação.

DANÇA

SEVILHANAS E FLAMENCO

Promovido pela Junta de Freguesia, decorreu no passado dia 18 de março, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Loures, o espetáculo de dança apresentado pela  Academia de Sevilhanas e Flamenco de Santa Iria de Azóia e Loures.

OPERAÇÃO DE LIMPEZA

NOVA INTERVENÇÃO ESPECIAL DE LIMPEZA

No passado sábado,  dia 17 de março realizou-se uma operação de limpeza e corte de mato na  Torre dos Trotes – Ponte de Lousa.

Estiveram envolvidos trabalhadores da Junta de Freguesia, apoiados por máquinas e viaturas da Autarquia.

TEATRO

A CASA DE BERNARDA ALBA

O  TIL – Teatro Independente de Loures, apresentou no passado dia 10 de março, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Loures, a peça – A Casa de Bernarda Alba, de Garcia Lorca.

Um espetáculo inserido no programa O TEATRO DÁ VIDA À VIDA, promovido pela Junta de Freguesia de Loures.

 

TEATRO

RETALHOS DE UM HOMEM

A Junta de Freguesia promoveu no passado dia 24 de fevereiro, no Centro Cultural e Recreativo União Jovem, em À-dos Cãos, a peça de teatro "Retalhos de um Homem", apresentada pelo TIL – Teatro Independente de Loures.

Um espetáculo inserido no programa O TEATRO DÁ VIDA À VIDA.

 

CARNAVAL INFANTIL 2018
CARNAVAL SALOIO 2018

ATRIBUÍDOS OS PRÉMIOS DO CONCURSO PRESÉPIOS DE NATAL 2017

Pelo quarto ano consecutivo, a Junta de Freguesia realizou este concurso contando, de novo, com a entusiástica participação das escola básicas do 1.º ciclo da Freguesia, juntando professores, educadoras, auxiliares, alunos e encarregados de educação..

Os prémios da presente edição foram entregues no passado dia 25 de janeiro,  na sede da Junta de Freguesia

A Classificação ficou assim ordenada: primeiro classificado – Escola EB N.º 3  Fanqueiro; segundo classificado – Escola EB N.º 1 Montemor;  terceiro  classificado – Escola EB1 Mealhada; quarto classificado – Escola EB1 Fonte Santa; quinto  classificado – Escola EB1 N.º 4 Infantado; sexto  classificado – Escola EB1 Loures.

Foram ainda atribuídos diplomas de participação a todas as escolas.

REUNIÃO COM AS ASSOCIAÇÕES DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

A Educação é uma área fundamental no desenvolvimento de todas as pessoas. Na perspectiva de que as escolas não são apenas locais onde se faz o ensino curricular, mas que estas podem ser verdadeiros pólos onde se realizam projectos pedagógicos capazes de fomentar uma cidadania activa, a Junta de Freguesia pretende continuar a apostar no diálogo com as escolas e com as associações de pais da freguesia de Loures.

Na reunião realizada no dia 24 de Janeiro, foi feita a avaliação da execução dos projetos desenvolvidos no âmbito do protocolo de cooperação entre a Junta de Freguesia e  associações de pais e o regulamento de atribuição de apoios, para além de diversos assuntos de interesse comum.

 

 

JUNTA DE FREGUESIA ASSINA  PROTOCOLO COM O PROGRAMA CONTRATOS LOCAIS DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

O programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) 3G - Rede em Movimento, financiado pelo Fundo Social Europeu (Lisboa 2020), tendo como entidade coordenadora a IPSS  Associação Luís Pereira Mota, tem como finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, através de acções a executar em parceria com as entidades executoras, designadamente a Casa do Gaiato de Lisboa, O Saltarico e o IPTRANS - Instituto Profissional de Transportes, e a  a Junta de Freguesia de Loures.

OPERAÇÃO DE LIMPEZA

JUNTA DE FREGUESIA REALIZA  INTERVENÇÃO ESPECIAL NAS LOCALIDADES

No passado sábado,  dia 20 de janeiro, realizou-se uma operação de limpeza e corte de mato na estrada da Murteira Sul até Palhais, passando pelo Bairro Novo de Palhais.

Nesta atividade estiveram envolvidos mais de uma dezena de trabalhadores da Junta de Freguesia e diversas viaturas e máquinas.

A Junta de Freguesia de Loures dá inicio ao projeto cultural “O TEATRO DÁ VIDA À VIDA”, que, de forma itinerante, procura levar o teatro à vida das pessoas, pelas várias localidades da Freguesia. Entende-se o teatro como uma arte capaz de transformar a vida das pessoas, pelo que, e em conjunto com os agentes culturais, se pretende proporcionar iniciativas (peças teatrais, idas ao teatro, espetáculos, encontros de teatro), que promovam a reflexão, a crítica, o diálogo e o convívio entre a população da freguesia.

Espera-se a participação e o empenho de todos neste projeto.

Envolva-se na nossa Freguesia!

REUNIÃO COM COLETIVIDADES

E ASSOCIAÇÕES

Com o intuito de definir uma politica cultural para a Freguesia de Loures, realizou-se no passado dia 13 de dezembro, no Centro Cultural e Recreativo União Jovem de Á-dos-Cãos, a primeira reunião, desde a tomada de posse do novo executivo, entre a Junta de Freguesia de Loures (Pelouro da Cultura) e as coletividades e associações da Freguesia que desenvolvem atividades culturais. Partciparam  Academia Sons & Harmonia; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures; Associação de Carnaval de Loures; Centro Cultural e Recreativo União Jovem de Á-dos-Cãos; Sociedade Filarmónica União Pinheirense; Teatro Independente de Loures;  União Cultural; Recreativa e Desportiva da Ponte de Lousa, que  apresentaram sugestões e propostas para serem equacionadas no processo participativo de elaboração da Agenda de Atividades da Freguesia e do Regulamento de Atribuição de Apoios.

TOMADA DE POSSE

DOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS

Decorreu no passado dia 25 de outubro, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, a tomada de posse dos órgãos autárquicos da Freguesia, para o mandato 2017/2021.

Após a instalação teve lugar  a eleição dos vogais da Junta de Freguesia e a mesa da  Assembleia de Freguesia.

 

Ver composição da Assembleia de Freguesia

 

Ver composição da Junta de  de Freguesia

 

Ver resultados eleitorais

 

 

 

VER FOTOS DA  CERIMÓNIA

ESPETÁCULOS DE TEATRO

O TiIL – Teatro Independente de Loures leva a cena a sua produção "Retalhos de um Homem", nos dia 29 e 30 de setembro, no Cineteatro de Loures.

 

Ver programa

MERCADO MEDIEVAL

Este evento realiza-se nos próximos dias 20 e 22 de setembro, no Infantado, junto ao centro comercial Loureshopping.

Para mais informações e inscrições contactar a Paróquia de Loures, pelo número de telefone – 21 983 17 82 ou através do endereço eletrónico : paroquiadeloures@gmail.com

 

Ver cartaz do evento

Homenagem

Nicolau Breyner tem nome de rua em Loures

Sob proposta da Junta de Freguesia, a  Câmara Municipal de Loures homenageou Nicolau Breyner, atribuindo o seu nome à avenida que liga as rotundas da Mealhada e do LoureShopping, numa cerimónia que se realizou no dia 25 de julho.

Ler mais...

Pinheiro de Loures

Novo parque de estacionamento

Desde meados de abril, passou a ser possível estacionar ordenadamente no Pinheiro de Loures, devido à construção, em solo municipal, de um parque junto ao Largo do Chafariz, dispondo de 11 lugares.

Trata-se de uma obra da Junta de Freguesia, com um valor superior a 30 mil euros, que cumpre as normas de utilização dos passeios por pessoas com mobilidade reduzida, ou utilizadoras de carrinhos de bebé.

 

Campanha de Solidariedade - Torneio Cidade de Loures

 

No passado sábado dia 1 de outubro, foram  entregues  às instituições Casa do Infantado e Associação Protetora Florinhas da Rua todos os donativos referentes ao evento 8º Torneio Cidade de Loures de Futebol organizado pela Associação Clube de Veteranos Leões de Camarate, assim como os donativos de todos os participantes deste evento de solidariedade.

Foi possível oferecer um ano de artigos de higiene à Casa do Infantado e dez meses à Associação Protetora Florinhas da Rua.  A Loja solidária de Camarate recebeu 200 litros de leite,  massas e conservas.

"Em meu nome, como Presidente da Assembleia Geral da Associação C.V. Leões de Camarate e como professor do Agrupamento de Escolas nº1 de Loures agradeço a todos a colaboração dada para atingirmos estes objetivos, assim como às entidades oficiais que nos apoiaram nomeadamente à Câmara Municipal de Loures, Junta de Freguesia de Loures, Junta de Freguesia de S. Julião e Sto. Antão do Tojal e Junta de Freguesia de Camarate. Obrigado a todos!"

 

Prof. Carlos Mourinha

(Presidente da Assembleia Geral da Associação C.V. Leões de Camarate)

Ténis de Mesa

3.º Torneio

da Escola Sttau Monteiro

 

Decorreu, no dia 29 de novembro, o 3.o Torneio de Ténis de Mesa, organizado por esta Escola.

A Junta de Freguesia forneceu um lanche e medalhas para todos os participantes.

 

Cine-Teatro de Loures

10 de otubro 2016

cerimónia da entrega dos prémios

Igreja de Loures – 30 de detembro 2016

Arte Pública em Loures

Artistas nacionais e de Angola, Espanha, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia,

França, Israel, México, Rússia e Uruguai, trouxeram

até várias freguesias do concelho  magníficos exemplos desta arte, numa iniciativa realizada pelo Município e designada “Arte Pública em Loures “.

 

Clique na foto para ver mais

Tempos Livres 2016

O programa de tempos livres para crianças da freguesia, realizou-se de 27 de junho a 1 de julho, pelo segundo ano consecutivo. Nos dias 27, 28 e 30 de junho, o programa decorreu na praia da Fonte daTelha e nos dias 29 de junho e 1 de julho, no Parque Municipal do Cabeço de Montachique.

Este ano participaram 110 crianças.

NOVA MESA DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

 

No  passado dia 12 de setembro, foi eleita a nova Mesa da Assembleia de Freguesia.

A composição da Mesa é agora a seguinte:

Presidente - Ana Inês de Oliveira Cecilio Fernandes (CDU)

Primeira Secretária - Joana Figueiredo Santana (CDU)

Segundo Secretário - Augusto Nascimento Ferreira (CDU)

Grande Noite de Fados

 

A Associação do Carnaval de Loures promove, no dia 7 de novembro de 2015, no refeitório da  Câmara Municipal de Loures, uma noite de fados com jantar.

 

Saiba mais...

Campeonato Nacional de Carrinhos de Rolamentos 2015

 

A Junta de Freguesia promoveu, no passado dia 27 de setembro, no Pinheiro de Loures, uma prova integrada neste campeonato. Um dia diferente e muito animado, com elevada participação popular.

 

Ver fotos

Recuperação de Parque Desportivo de São Sebastião de Guerreiros

 

As obras de recuperação desta estrutura desportiva foram  inauguradas  no passado dia 6 de junho, com a realização de um torneio de futebol de cinco, participando  equipas  do Infantado Futebol Clube  e quatro equipas organizadas pelos moradores do local. Os trabalhos realizados, com recurso a pessoal da Junta de Freguesia e a empreitadas, tiveram um custo aproximado de  7 500 euros.

Ver fotos

A alegria das crianças

 

Rompendo um interregno de seis anos, a Junta de Freguesia organizou, entre os dias 29 de Junho e  3 de Julho, uma  Iniciativa de tempos livres, que envolveu cerca de 90 crianças . O programa incluiu idas à praia e ao Parque Municipal do Cabeço de Montachique.

Considerando o êxito desta iniciativa, e de acordo com a  disponibilidade orçamental,  a Junta de Freguesia prevê alargar a mais crianças a edição de  2016.

 

Meeting Internacional de Clarinete

 

Numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, teve lugar em julho mais uma edição do  “Meeting do Clarinete Maestro Marcos Romão Júnior”. Este ano com maior abrangência, a iniciativa incluiu concertos em Loures, Pinheiro de Loures, Fanhões e Zambujal.

 

4 DE JULHO - SÁBADO - 16h

Loures e as suas marchas populare

9 MAIO 2015 – SÁBADO – 16H

Música com causas

Ver fotos

Vamos recordar?

Encontro regular de amigos com objetivos comuns.

Nos Periquitos discutiu-se muito da vida de Loures

Comemorações do 25 de Abril 2015

 

Veja aqui as fotos das comemorações na freguesia

Reparação da ponte na Mealhada

A ponte sobre a linha de água que atravessa a localidade da Mealhada, próxima do limite com a freguesia de Santo António dos Cavaleiros, estava há muito degradada e um acidente com uma viatura impôs urgência na sua reparação. Foram melhorados os elementos de proteção a peões, oferecendo agora aquela ponte mais segurança assim como uma imagem atualizada e limpa.

Dia Internacional da Mulher

A Junta de Freguesia de Loures assinalou o Dia  Internacional da Mulher, no passado dia 8 de março com um espectáculo musical, protagonizado pela Orquestra Ligeira da Academia Sons e Harmonia e um momento de poesia com Ana Miguel.

Uma singela homenagem  às mulheres da nossa freguesia.

Concerto de Ano Novo 2015

Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures

Decorreu no passado dia 18 de janeiro, no Cine Teatro de Loures,  o Concerto de Ano Novo 2015, protagonizado pela

Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures. Sala cheia para assistir a um magnifico espetáculo.

 

Ver fotos

 

Homenagem a Benjamim Mateus

A freguesia de Loures prestou homenagem a Benjamim dos Santos Mateus em cerimónia realizada no passado dia 27 de setembro, com a presença dos presidentes da junta de freguesia e câmara municipal, Manuel Glória e Bernardino Soares, respetivamente. Foi uma cerimónia muito sentida, com a participação da família e de grande número de habitantes de Loures, atuando na ocasião a Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures.

 

 

 

O hospital de Loures tem de ter gestão pública

Os recentes acontecimentos relacionados com o Grupo Espírito Santo, principal acionista  da empresa que gere o Hospital Beatriz Ângelo, confirmam as preocupações, desde sempre manifestadas, daqueles que entendem dever ser pública a gestão deste hospital.

Perante a anunciada venda da empresa avolumam-se as inquietações em torno do futuro daquele importante equipamento de saúde, nomeadamente quanto à qualidade da prestação dos cuidados de saúde e à manutenção dos atuais postos de trabalho, sabendo-se, como se sabe, que os objetivos destas “compras” são em primeira linha os de rentabilização máxima e rápida dos capitais investidos. Estes interesses não são seguramente compatíveis com o bem-estar e os legítimos direitos da população servida pelo hospital.

A Junta de Freguesia de Loures assume sem rodeios e sem hesitações o termo imediato da parceria público/privada no Hospital Beatriz Ângelo e a assunção da sua gestão diretamente pelo Serviço Nacional de Saúde, exigindo do Governo as necessárias e urgentes medidas que se impõem em defesa dos interesses dos utentes e trabalhadores do hospital.

Intervenção geral na Murteira

A Rua do Campo da Bola, na Murteira, foi recentemente alvo de significativos melhoramentos. As obras no valor de cerca de 18 mil euros, realizadas por empreitada, consistiram na repavimentação da quase totalidade da extensão daquela via e construção de valeta de drenagem. Esta intervenção beneficia os habitantes da localidade da Murteira e todos quantos até ali se deslocam para participar ou apoiar as muitas atividades desportivas organizadas pelo Grupo Desportivo e Recreativo Murteirense

 

Recinto desportivo das Sapateiras recuperado

Após trabalhos de reparação entrou de novo em funcionamento o recinto desportivo do bairro das Sapateiras. Apraz realçar a participação de jovens do bairro nos trabalhos no recinto e na organização do torneio que teve lugar no dia de aniversário do Município de Loures. O espírito de respeito pela coisa pública tem expressão admirável no episódio do bebedouro o qual, reposto no âmbito dos trabalhos realizados, ali continua, vigiado pelos mais jovens.

 

 

Junta adquire novos equipamentos

Entrou ao serviço em finais de agosto a nova viatura para a área das zonas verdes. Um bom e necessário instrumento de trabalho, com caixa de carga alongada e báscula trilateral que assim vai substituir outra viatura com mais de 20 anos de idade. O investimento foi de 29 057 euros.  No início do ano foi também adquirido um novo trator.

Está em fase final o processo de aquisição de uma mini retroescavadora, com adaptador de corta matos, o que dará brevemente à junta a capacidade de, ao longo de todo o ano, limpar as bermas e os caminhos de toda a freguesia, permitindo assim terminar com as justas reclamações das populações afetadas. A junta de freguesia nunca dispôs deste tipo de equipamento.

 

Parques infantis

Foi iniciada a recuperação dos parques infantis, quase todos deixados pelo anterior executivo “em manutenção “, tendo sido reparados os parques do Fanqueiro e da Urbanização do Covão. Existe já projeto para o parque de Guerreiros e esperamos ter em breve notícias para o parque do Infantado, o maior da freguesia.

 

 

A recolha de monos na freguesia

São frequentes as queixas face ao amontoado de “monos” nas ruas da freguesia, que são reais e visíveis. Trata-se de um problema de toda a freguesia e de todas as freguesias do concelho. É um problema difícil de resolver, dado que se trata de uma necessidadepermanente dos cidadãos e que tem duas componentes que têm que ser resolvidas emsedes diferentes.

Em primeiro lugar, o dos meios em presença. São insuficientes, os do SIMAR – Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas, por razões de todosconhecidas:

o continuado estrangulamento legislativo e económico das Autarquias Locais – estas estão obrigadas por lei a reduzir em dois porcento o número de trabalhadores – e a recuperação do desinvestimento do anterior executivo ao longo dos últimos mandatos. Esta situação está a ser revertida, mas muito lentamente, porque o estrangulamento da divida deixada não permite grandes investimentos. Num só ano não é possível ultrapassar os problemas deixados ao longo de mais de uma década.

 

Ler mais...

Reaberta a delegação da Junta de Freguesia no Pinheiro de Loures

Junta de Freguesia abre delegação no Infantado

Concerto de Natal '2014

Coro e Orquestra da Sociedade Filarmónica União Pinheirense

 

A Junta de Freguesia de Loures realizou , no passado dia 21 de dezembro o Concerto de Natal '2014, com a atuação do Coro e Orquestra da Sociedade Filarmónica União Pinheirense,  no salão da SFUP, no Pinheiro de Loures.

 

Ver fotos

 

Junta de Freguesia de Loures

Rua Manuel Francisco Soromenho, 50

2670-452 Loures

Telefone: 219 832 068 / 219 830 061

Fax. 219 835962

MAPA DO SITE