Notícias

Campanha de Solidariedade - Torneio Cidade de Loures

 

No passado sábado dia 1 de outubro, foram  entregues  às instituições Casa do Infantado e Associação Protetora Florinhas da Rua todos os donativos referentes ao evento 8º Torneio Cidade de Loures de Futebol organizado pela Associação Clube de Veteranos Leões de Camarate, assim como os donativos de todos os participantes deste evento de solidariedade.

Foi possível oferecer um ano de artigos de higiene à Casa do Infantado e dez meses à Associação Protetora Florinhas da Rua.  A Loja solidária de Camarate recebeu 200 litros de leite,  massas e conservas.

"Em meu nome, como Presidente da Assembleia Geral da Associação C.V. Leões de Camarate e como professor do Agrupamento de Escolas nº1 de Loures agradeço a todos a colaboração dada para atingirmos estes objetivos, assim como às entidades oficiais que nos apoiaram nomeadamente à Câmara Municipal de Loures, Junta de Freguesia de Loures, Junta de Freguesia de S. Julião e Sto. Antão do Tojal e Junta de Freguesia de Camarate. Obrigado a todos!"

 

Prof. Carlos Mourinha

(Presidente da Assembleia Geral da Associação C.V. Leões de Camarate)

Ténis de Mesa

3.º Torneio

da Escola Sttau Monteiro

 

Decorreu, no dia 29 de novembro, o 3.o Torneio de Ténis de Mesa, organizado por esta Escola.

A Junta de Freguesia forneceu um lanche e medalhas para todos os participantes.

 

Cine-Teatro de Loures

10 de otubro 2016

cerimónia da entrega dos prémios

Ver premiados

Igreja de Loures – 30 de detembro 2016

 

 

 

Arte Pública em Loures

Artistas nacionais e de Angola, Espanha, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia,

França, Israel, México, Rússia e Uruguai, trouxeram

até várias freguesias do concelho  magníficos exemplos desta arte, numa iniciativa realizada pelo Município e designada “Arte Pública em Loures “.

 

Clique na foto para ver mais

Tempos Livres 2016

O programa de tempos livres para crianças da freguesia, realizou-se de 27 de junho a 1 de julho, pelo segundo ano consecutivo. Nos dias 27, 28 e 30 de junho, o programa decorreu na praia da Fonte daTelha e nos dias 29 de junho e 1 de julho, no Parque Municipal do Cabeço de Montachique.

Este ano participaram 110 crianças.

NOVA MESA DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

 

No  passado dia 12 de setembro, foi eleita a nova Mesa da Assembleia de Freguesia.

A composição da Mesa é agora a seguinte:

Presidente - Ana Inês de Oliveira Cecilio Fernandes (CDU)

Primeira Secretária - Joana Figueiredo Santana (CDU)

Segundo Secretário - Augusto Nascimento Ferreira (CDU)

Grande Noite de Fados

 

A Associação do Carnaval de Loures promove, no dia 7 de novembro de 2015, no refeitório da  Câmara Municipal de Loures, uma noite de fados com jantar.

 

Saiba mais...

Campeonato Nacional de Carrinhos de Rolamentos 2015

 

A Junta de Freguesia promoveu, no passado dia 27 de setembro, no Pinheiro de Loures, uma prova integrada neste campeonato. Um dia diferente e muito animado, com elevada participação popular.

 

Ver fotos

Recuperação de Parque Desportivo de São Sebastião de Guerreiros

 

As obras de recuperação desta estrutura desportiva foram  inauguradas  no passado dia 6 de junho, com a realização de um torneio de futebol de cinco, participando  equipas  do Infantado Futebol Clube  e quatro equipas organizadas pelos moradores do local. Os trabalhos realizados, com recurso a pessoal da Junta de Freguesia e a empreitadas, tiveram um custo aproximado de  7 500 euros.

Ver fotos

A alegria das crianças

 

Rompendo um interregno de seis anos, a Junta de Freguesia organizou, entre os dias 29 de Junho e  3 de Julho, uma  Iniciativa de tempos livres, que envolveu cerca de 90 crianças . O programa incluiu idas à praia e ao Parque Municipal do Cabeço de Montachique.

Considerando o êxito desta iniciativa, e de acordo com a  disponibilidade orçamental,  a Junta de Freguesia prevê alargar a mais crianças a edição de  2016.

 

Meeting Internacional de Clarinete

 

Numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, teve lugar em julho mais uma edição do  “Meeting do Clarinete Maestro Marcos Romão Júnior”. Este ano com maior abrangência, a iniciativa incluiu concertos em Loures, Pinheiro de Loures, Fanhões e Zambujal.

 

4 DE JULHO - SÁBADO - 16h

Loures e as suas marchas populares

9 MAIO 2015 – SÁBADO – 16H

Música com causas

Ver fotos

Vamos recordar?

Encontro regular de amigos com objetivos comuns.

Nos Periquitos discutiu-se muito da vida de Loures

Reparação da ponte na Mealhada

A ponte sobre a linha de água que atravessa a localidade da Mealhada, próxima do limite com a freguesia de Santo António dos Cavaleiros, estava há muito degradada e um acidente com uma viatura impôs urgência na sua reparação. Foram melhorados os elementos de proteção a peões, oferecendo agora aquela ponte mais segurança assim como uma imagem atualizada e limpa.

Comemorações do 25 de Abril 2015

 

Veja aqui as fotos das comemorações na freguesia

Dia Internacional da Mulher

A Junta de Freguesia de Loures assinalou o Dia  Internacional da Mulher, no passado dia 8 de março com um espectáculo musical, protagonizado pela Orquestra Ligeira da Academia Sons e Harmonia e um momento de poesia com Ana Miguel.

Uma singela homenagem  às mulheres da nossa freguesia.

Concerto de Ano Novo 2015

Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures

Decorreu no passado dia 18 de janeiro, no Cine Teatro de Loures,  o Concerto de Ano Novo 2015, protagonizado pela

Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures. Sala cheia para assistir a um magnifico espetáculo.

 

Ver fotos

 

Homenagem a Benjamim Mateus

A freguesia de Loures prestou homenagem a Benjamim dos Santos Mateus em cerimónia realizada no passado dia 27 de setembro, com a presença dos presidentes da junta de freguesia e câmara municipal, Manuel Glória e Bernardino Soares, respetivamente. Foi uma cerimónia muito sentida, com a participação da família e de grande número de habitantes de Loures, atuando na ocasião a Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures.

 

 

 

O hospital de Loures tem de ter gestão pública

Os recentes acontecimentos relacionados com o Grupo Espírito Santo, principal acionista  da empresa que gere o Hospital Beatriz Ângelo, confirmam as preocupações, desde sempre manifestadas, daqueles que entendem dever ser pública a gestão deste hospital.

Perante a anunciada venda da empresa avolumam-se as inquietações em torno do futuro daquele importante equipamento de saúde, nomeadamente quanto à qualidade da prestação dos cuidados de saúde e à manutenção dos atuais postos de trabalho, sabendo-se, como se sabe, que os objetivos destas “compras” são em primeira linha os de rentabilização máxima e rápida dos capitais investidos. Estes interesses não são seguramente compatíveis com o bem-estar e os legítimos direitos da população servida pelo hospital.

A Junta de Freguesia de Loures assume sem rodeios e sem hesitações o termo imediato da parceria público/privada no Hospital Beatriz Ângelo e a assunção da sua gestão diretamente pelo Serviço Nacional de Saúde, exigindo do Governo as necessárias e urgentes medidas que se impõem em defesa dos interesses dos utentes e trabalhadores do hospital.

 

Intervenção geral na Murteira

A Rua do Campo da Bola, na Murteira, foi recentemente alvo de significativos melhoramentos. As obras no valor de cerca de 18 mil euros, realizadas por empreitada, consistiram na repavimentação da quase totalidade da extensão daquela via e construção de valeta de drenagem. Esta intervenção beneficia os habitantes da localidade da Murteira e todos quantos até ali se deslocam para participar ou apoiar as muitas atividades desportivas organizadas pelo Grupo Desportivo e Recreativo Murteirense

 

Recinto desportivo das Sapateiras recuperado

Após trabalhos de reparação entrou de novo em funcionamento o recinto desportivo do bairro das Sapateiras. Apraz realçar a participação de jovens do bairro nos trabalhos no recinto e na organização do torneio que teve lugar no dia de aniversário do Município de Loures. O espírito de respeito pela coisa pública tem expressão admirável no episódio do bebedouro o qual, reposto no âmbito dos trabalhos realizados, ali continua, vigiado pelos mais jovens.

 

 

Junta adquire novos equipamentos

Entrou ao serviço em finais de agosto a nova viatura para a área das zonas verdes. Um bom e necessário instrumento de trabalho, com caixa de carga alongada e báscula trilateral que assim vai substituir outra viatura com mais de 20 anos de idade. O investimento foi de 29 057 euros.  No início do ano foi também adquirido um novo trator.

Está em fase final o processo de aquisição de uma mini retroescavadora, com adaptador de corta matos, o que dará brevemente à junta a capacidade de, ao longo de todo o ano, limpar as bermas e os caminhos de toda a freguesia, permitindo assim terminar com as justas reclamações das populações afetadas. A junta de freguesia nunca dispôs deste tipo de equipamento.

 

Parques infantis

Foi iniciada a recuperação dos parques infantis, quase todos deixados pelo anterior executivo “em manutenção “, tendo sido reparados os parques do Fanqueiro e da Urbanização do Covão. Existe já projeto para o parque de Guerreiros e esperamos ter em breve notícias para o parque do Infantado, o maior da freguesia.

 

 

A recolha de monos na freguesia

São frequentes as queixas face ao amontoado de “monos” nas ruas da freguesia, que são reais e visíveis. Trata-se de um problema de toda a freguesia e de todas as freguesias do concelho. É um problema difícil de resolver, dado que se trata de uma necessidadepermanente dos cidadãos e que tem duas componentes que têm que ser resolvidas emsedes diferentes.

Em primeiro lugar, o dos meios em presença. São insuficientes, os do SIMAR – Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas, por razões de todosconhecidas:

o continuado estrangulamento legislativo e económico das Autarquias Locais – estas estão obrigadas por lei a reduzir em dois porcento o número de trabalhadores – e a recuperação do desinvestimento do anterior executivo ao longo dos últimos mandatos. Esta situação está a ser revertida, mas muito lentamente, porque o estrangulamento da divida deixada não permite grandes investimentos. Num só ano não é possível ultrapassar os problemas deixados ao longo de mais de uma década.

 

Ler mais...

Reaberta a delegação da Junta de Freguesia no Pinheiro de Loures

Junta de Freguesia abre delegação no Infantado

Concerto de Natal '2014

Coro e Orquestra da Sociedade Filarmónica União Pinheirense

 

A Junta de Freguesia de Loures realizou , no passado dia 21 de dezembro o Concerto de Natal '2014, com a atuação do Coro e Orquestra da Sociedade Filarmónica União Pinheirense,  no salão da SFUP, no Pinheiro de Loures.

 

Ver fotos

 

Junta de Freguesia de Loures

Rua Manuel Francisco Soromenho, 50

2670-452 Loures

Telefone: 219 832 068 / 219 830 061

Fax. 219 835962

MAPA DO SITE