PINHEIRO DE LOURES

RECUPERAÇÃO DOS ESPAÇOS ENVOLVENTES DA BICA

Na sequência da recuperação dos painéis de azulejos que enfeitam os muros que envolvem o espaço do Largo Manuel Cardoso Lemos Duarte, foi realizada uma empreitada de recuperação da envolvente à Bica com a instalação de um conjunto de aparelhos de atividade física integrados no espaço verde.

PINHEIRO DE LOURES

TERCEIRA EDIÇÃO DA  FEIRA SALOIA

A III Feira Saloia do Pinheiro de Loures, organizada pela Sociedade Filarmónica União Pinheirense, contemplou uma programação diversificada: folclore, bailaricos, artesanato, jogos tradicionais, teatro, venda de produtos agrícolas e vários petiscos. Foram três dias de animação em que o largo do Chafariz do Pinheiro de Loures e as suas imediações foram o palco desta Feira. O principal objetivo desta iniciativa era o reavivar a identidade da cultura saloia, contribuindo para sua preservação. Este ano, salienta-se a participação das outras duas associações locais - Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Pinheiro de Loures e o Grupo de Carnaval do Sporting Clube Pinheiro de Loures.

É prática da Junta de Freguesia de Loures atribuir, além de apoio logístico, um apoio financeiro para as despesas inerentes à organização da Feira Saloia.

A Presidente da Junta de Freguesia de Loures, Orlanda Rodrigues, e outros membros do executivo marcaram presença na III Feira Saloia.

 

EM JUNHO

O AGAPANTO

 

Está quase aí o verão. É já neste mês o solstício (do latim sol + sistere, que não se mexe) ocorre, no dia 21. Anuncia o calor e faz florir novas plantas que se têm estado a guardar para este momento.

O agapanto é uma dessas surpresas da época.

Utilizada como planta de bordadura de canteiros, as suas hastes altivas aparecem, agora no fim da primavera, para anunciar o verão que está à espera.

Esta época é muito rica em flores de época, que começam agora a mostrar o seu esplendor.

Quer ir procura-las? Aproveite para sair de casa e visitar os jardins da cidade, pois eles estão agora a mostrar o seu melhor.

Depois siga pelos nossos espaços verdes para aproveitar os aparelhos de exercício espalhados pela freguesia, agora também no Jardim Major Rosa Bastos. Saia pela sua saúde

 

 

FESTA DO ESPÍRITO SANTO

CONCERTO DA BANDA DA A.H. DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE LOURES

A Festa do Espírito Santo em Ponte de Lousa, além do seu programa religioso com a missa, procissão e bênção dos pães, foi abrilhantada com um concerto realizado pela Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures. Promovido pelo Junta de Freguesia de Loures, este concerto insere-se na prática de levar a cultura às várias localidades da Freguesia, seja através da música, do canto ou do teatro. Foi mais de uma hora de músicas tocadas por esta banda, com mais de 100 anos, e que  tem desempenhado um papel fundamental na cultura da  Freguesia.

 

 

AÇÃO SIMBÓLICA

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

Os alunos do Projeto Eco Escolas da Escola Dr. António Carvalho Figueiredo, com o apoio da Junta de Freguesia de Loures, realizaram uma ação de limpeza urbana no Infantado, no dia 5 de junho, assinalando assim o Dia Mundial do Ambiente.

 

 

COMEMORAÇÃO

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

À semelhança do ano anterior, a Junta de Freguesia de Loures assinalou o  Dia Mundial da Criança, com a oferta de uma caixa de lápis de cor e um conjunto de desenhos para colorir (mandalas), a cada uma das crianças que frequentam as Escolas Básicas do 1º Ciclo (incluindo Jardins de Infância) da Freguesia. No total, foram distribuídos 1550 caixas de lápis e desenhos. Ainda integrado nesta comemoração, a Junta de Freguesia de Loures também apoiou a organização de atividades para as crianças da Urbanização da Quinta das Sapateiras, levadas a cabo pela StatusCrucial - Associação Cultural e Recreativa, uma associação com intervenção no Bairro.

PATRIMÓNIO

ARRANJO DO CORETO NO JARDIM MAJOR ROSA BASTOS

A Junta de Freguesia procedeu à reparação e pintura da estrutura metálica do equipamento e ao restauro do respetivo pavimento.

Depois desta intervenção o jardim Major Rosa Bastos volta a ter de volta a ter em pleno o seu coreto e a possibilidade de apresentar eventos culturais neste emblemático palco de Loures.

 

 

 

EM MAIO

ROMÃZEIRA (PUNICA GRANATUM)

Chegou a época das flores da romã. Apesar de ser uma pequena árvore ou arbusto, esta espécie está associada a várias religiões e simbolismos sendo muito popular.

Usada como símbolo de ordem, riqueza e fecundidade, o seu interior de vários grãos fornece uma fruta referenciada desde a antiguidade, dos Fenícios aos Romanos, passando pelos jardins do Rei Salomão. Para os Gregos é símbolo do amor e da fecundidade.

Hoje em dia está muito na moda pois os sumos feitos com este fruto apresentam propriedades antioxidantes tão necessárias ao organismo para este se renovar.

Quer ir procura-las? Aproveite para sair de casa e visitar os jardins da cidade, pois elas estão agora no seu auge da floração. As romãs essas apenas aparecerão lá para Setembro.

Depois siga pelos nossos espaços verdes para aproveitar e recordar a nossa primeira árvore desta série de notícias, o Jacarandá, pois eles estão novamente em flor. Saia pela sua saúde.

 

TEATRO INFANTIL

ERA UMA VEZ UM DRAGÃO

Integrada na programação cultural da Junta de Freguesia de Loures, a peça de teatro infantil "Era uma vez um Dragão" foi apresentada pelo Teatro Independente de Loures (TIL), nas instalações da Academia Sons & Harmonia. Trata-se de uma iniciativa descentralizada e que se enquadra no projeto O Teatro Dá Vida à Vida, o qual pretende, de forma itinerante, levar o teatro à vida das pessoas e das localidades da freguesia de Loures.

NOVO REGULAMENTO

REUNIÃO COM O MOVIMENTO ASSOCIATIVO

Após a aprovação do Regulamento de Apoios ao Movimento Associativo da Freguesia de Loures, em reunião de Assembleia de Freguesia de 29 de março, e da sua publicação em Diário da República a 7 de maio, a Junta de Freguesia reuniu com o movimento associativo, no dia 15 de maio, nas instalações da Academia Sons & Harmonia, a fim de explicar o processo de candidatura aos vários tipos de apoios: apoio financeiro para atividades e eventos específicos; apoio financeiro para obras/melhoramentos nas instalações; apoio financeiro para equipamentos/viaturas; apoio financeiro para deslocações; apoios não financeiros (técnicos, logísticos, materiais). Trata-se de um compromisso assumido pelo executivo da Junta de Freguesia, no inicio de mandato e que agora se concretiza com os contributos das associações locais.

PROTEÇÃO CIVIL

ENTREGA DE "KITS"

a Junta de Freguesia de Loures entregou Kits de Emergência nas escolas do 1º ciclo do ensino básico”

 

RECUPERAÇÃO

ARRANJO DOS AZULEJOS DA BICA DO PINHEIRO DE LOURES

Na sequência da degradação dos painéis de azulejos que enfeitam os muros que envolvem o espaço do Largo Manuel Cardoso Lemos Duarte

foi realizada uma empreitada de recuperação dos mesmos.

Foram verificados os painéis e retirados os azulejos quase soltos. Para as falhas foram produzidas novas peças, de modo a reconstruir os painéis como eram originalmente.

 

 

45.º ANIVERSÁRIO

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

Os 45 anos do 25 de Abril foram comemorados pela Junta de Freguesia de Loures com um diversificado programa cultural e desportivo. Pelo terceiro ano, a Banda da Academia Sons & Harmonia realizou o desfile pelas ruas da Urbanização do Infantado, com músicas de intervenção alusivas à revolução dos cravos. Ao som da música, os membros do executivo distribuíram cravos pelos moradores que circulavam nas ruas. Na área desportiva, realizou-se, no Parque Adão Barata, a 20ª Milha Urbana da Mealhada, uma homenagem a Carlos Barros Rodrigues, organizada pela Associação Cultural e Recreativa da Mealhada. Com a participação de mais de 300 atletas, a manhã foi de alegria e boa disposição. No Pavilhão António Feliciano Bastos, o Infantado Clube de Futebol organizou o 6º Encontro de Futsal Petizes e Traquinas com a participação de mais 100 crianças. Ambas as actividades contaram o apoio da Junta de Freguesia de Loures. A culminar a programação, realizou-se o concerto Tributo a José Afonso, um concerto de Jardim Jazz, um grupo composto por elementos franceses e portugueses, apoiado pelo Instituto Camões, e que tem procurado divulgar a cultura portuguesa do século XX, nomeadamente a música e a poesia de José Afonso.

Comemorar os 45 anos do 25 Abril com um Tributo a José Afonso, é uma forma de homenagear um lutador por ideais de justiça social, de liberdade, de emancipação, de democracia. São estes, pois, os valores de Abril, que continuam atuais. 25 de Abril HOJE e SEMPRE!

PINHEIRO DE LOURES

ARRANJO DE SANITÁRIOS PÚBLICOS

Na sequência da degradação do tecto dos sanitários inseridos no espaço do Largo Manuel Cardoso Lemos Duarte foi realizada uma empreitada de recuperação dos mesmos.

Procedeu-se  à reparação do teto e remodelação do  interior. Nas paredes foram colocados novos azulejos brancos, depois de instalada nova  canalização.

Por fim, foram colocadas novas louças sanitárias, com descarga de parede, simplificando a manutenção e limpeza.

O espaço conta agora com iluminação LED ativada por sensores.

A Câmara Municipal procedeu à renovação da calçada que se encontrava por cima destas instalações de modo a reduzir as infiltrações no teto.

 

 

EM ABRIL

ORQUÍDEA

ERVA-ABELHA (OPHRYS APIFERA)

Chegou a época das orquídeas. Apesar de ser uma flor tão cobiçada passamos por elas muitas vezes não nos apercebendo da sua presença.

Hoje apresentamos-lhes a erva-abelha que formosa aparece pelos nossos bosques e campos nesta época. Como tantas outras orquídeas nativas de Portugal.

Esta planta excecional tem este nome devido ao seu labelo imitar o abdómen duma abelha. Com este mimetismo ela engana as abelhas que vêm à procura de companheiras para acasalar e assim participam na sua polinização

Quer ir procura-las? Aproveite para sair de casa e visitar o parque da cidade, pois mesmo em frente, nos canteiros de agapantos do tribunal estas miniaturas estão em flor abundante. Depois siga pelos nossos jardins para aproveitar um passeio ao ar livre. Saia pela sua saúde.

 

 

WORKSHOP

CONSUMIDORES CONSCIENTES, COMPRAS INTELIGENTES!

No dia 15 de abril, a Junta de Freguesia de Loures esteve presente no Workshop "Consumidores Conscientes, Compras Inteligentes!", promovido pela Associação Portuguesa para Defesa do Consumidor (DECO). Cerca de 25 utentes séniores, da Associação Luiz Pereira da Motta, tiveram a possibilidade de ficar esclarecidos sobre alguns conselhos a ter na compra de um produto: Como escolher um produto? Cuidados a ter? Como reclamar? O que ter presente na assinatura de um contrato? Quais os prazos de garantia?

Além da Junta de Freguesia de Loures, esta iniciativa contou igualmente com o apoio do Gabinete de Apoio ao Consumidor da Câmara Municipal de Loures.

 

MERCADO MUNICIPAL

CABAZES PROVE LOURES

Todas as segundas-feiras, no horário entre as 17h30 e as 19h30, no Mercado Municipal de Loures, são feitas as entregas dos CABAZES PROVE LOURES 100% BIO, um projecto da PROVE – Promover e Vender -  que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Loures.

Estes cabazes são constituídos por produtos hortofrutícolas de produtores locais, directamente para o consumidor.

No passado dia 18 de Março, Orlanda Rodrigues, Presidente da Junta de Freguesia Loures esteve presente neste núcleo onde teve oportunidade para conhecer Firmino Miguel, produtor, e Isabel Silva, representante da Biomimos, aproveitando para se inteirar de  como funciona o PROVE, bem como descobrir a diversidade de frutas e legumes biológicos que compõem os cabazes.

 

 

 

 

AJUDAR QUEM PRECISA

CUIDAR DA CASA

A Junta de Freguesia de Loures encontra-se a implementar o projecto "Loures, uma freguesia amiga de todos – Cuidar da casa, ajudar quem precisa", promovendo pequenas reparações em habitações para pessoas carenciadas. Já este ano, foi concluída  a pintura de um quarto numa habitação do Pinheiro de Loures, cuja família se encontra sinalizada e é acompanhada pela Associação Luiz Pereira da Motta. Mais duas situações se encontram em curso, uma na Mealhada e outra na Murteira. Refira-se que as situações são sempre sinalizadas pelas técnicas do Atendimento Integrado (AI), que conhecem a condição socioeconómica dos agregados familiares, e que as reencaminham para a Junta de Freguesia, no sentido de serem analisadas para possíveis intervenções. Um bom exemplo do que é o trabalho social em rede!

PINHEIRO DE LOURES

REMODELAÇÃO DO ESPAÇO ANEXO AO CENTRO DE DIA

Está concluída a obra de remodelação do espaço ajardinado anexo ao Centro de Dia para a Terceira Idade, no Pinheiro de Loures.

A remodelação pretendeu criar uma zona de estar mais confortável e nivelada com a rua, renovando os pavimentos e criando uma rampa de acesso a pessoas com mobilidade reduzida, assim como garantir maior área de sombra, através da combinação duma pérgula com algumas árvores. A obra teve um valor total superior a 41 mil euros.

A Junta de Freguesia espera que os utentes venham usufruir com frequência este espaço, que foi pensado e desenhado tendo em conta o público utilizador considerado.

 

 

 

 

 

 

A-DOS-CALVOS

REQUALIFICAÇÃO DE

LAVADOUROS, CHAFARIZ E SANITÁRIO

A intervenção incluiu: lavagem das paredes, pilares, muros e cobertura existentes; reparação e preparação para pintura das paredes, pilares e muros lavadouros; pintura interior e exterior dos lavadouros,  pilares existentes lavadouros e  muros exteriores;

Foram ainda aplicados azulejos, mosaicos e um pequeno lavatório na instalação sanitária, para além de uma chapa de telha sandwich para cobertura da instalação sanitária, ficando esta com um telheiro na frente da porta.

 

 

 

 

 

EM MARÇO

OLAIA – CERCIS SILIQUASTRUM

Chegou a primavera e começamos esta época com uma árvore que anuncia a sua chegada.

Já conhece a olaia? Está na altura de encontrar esta pequena árvore muito facilmente, graças à sua floração rosada, que pode ter vários tons.

É uma espécie que pertence à família dos feijões, a muito famosa família das leguminosas.

Trata-se de uma espécie originária do sul da Europa, Mediterrâneo oriental e Médio Oriente, e daí o seu nome comum em inglês e francês – Judas-tree, arbre-de-Judée (árvore-de-judas, ou também árvore-de-judeia). Reconhece-se facilmente pela flor, logo no início da primavera, pelas folhas em forma de coração ou rim e pelos frutos, pequenas vagens que ficam na árvore até à estação seguinte.

Algumas partes desta árvore são usadas na medicina popular. Os botões florais podem ser usados como substitutos das alcaparras. Já as folhas novas podem ser consumidas em saladas.

Os botões florais e as folhas já foram utilizados para tingir tecidos, originando uma coloração cinzento-acastanhada. Aproveite para sair de casa com protector solar nestes dias onde o sol já aquece, e siga pelos nossos jardins para aproveitar esta festa da flor. Saia pela sua saúde.

 

BENEFICIAÇÃO

MURO PARA SUPORTE DE TERRAS NA RUA JOSÉ LEIRIA FERNANDES ´

Foram executados aproximadamente 54 metros lineares de murete,

com recorte para o contentor de resíduos sólidos, regularizadas as terras e colocada manta geotêxtil.

 

Esta intervenção permitiu garantir a segurança daquele troço de via rodoviária.

 

 

DIA MUNDIAL DA MULHER

SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

No âmbito da Comemoração do Dia Internacional da Mulher, a Junta de Freguesia de Loures promoveu uma Conversa sobre a Mulher e a Obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, na Academia dos Saberes de Loures. A Professora Helena Marques, com o seu saber literário e com muita paixão, apresentou a autora em duas vertentes: a relação entre a vida privada e a sua obra; a relação entre a vida pública e a sua obra. Passou grande parte da sua infância junto ao mar, pelo que este tema perpassa quase toda a sua obra. No que respeita a pessoas que influenciaram Sophia, destaca-se Jorge de Sena no seu modo de ver o mundo e Rui Cinatti no modo de ver a poesia, tendo a autora feito homenagem a estes dois homens. Com uma poesia contida, de pureza e de equilíbrio, no entanto, é através da sua escrita, da sua voz de poeta que assume o seu lugar na polis, criticando e denunciando a injustiça social, a guerra colonial o regime Salazarista. Estes foram apenas alguns tópicos explanados por Helena Marques, a qual enriqueceu, de forma brilhante, os nossos conhecimentos sobre esta escritora.

Este ano comemora-se o centenário do nascimento da Sophia de Mello Breyner Andresen e por todo o País existem iniciativas que homenageiam a Sophia. Sendo um dos maiores nomes da literatura portuguesa do século XX, a Junta de Freguesia de Loures também quis associar-se a esta homenagem nacional.

No final da conversa, os participantes puderam saborear Pão de Ló Tradicional de Loures e vinho branco de Bucelas.

DIA MUNDIAL DA MULHER

AS MULHERES E A PROFISSÃO

Promovida pela PSP de Loures, a Comemoração do Dia Internacional da Mulher (8 de março) contou com a participação de seis mulheres que deram o seu testemunho sobre as suas experiências profissionais, nomeadamente nas carreiras militar, política, bancária, advocacia e de voluntariado.

A Biblioteca Municipal José Saramago esteve repleta de pessoas, sobretudo estudantes das escolas José Afonso e do IPTRANS e também população sénior.

A Presidente da Junta de Freguesia de Loures, Orlanda Rodrigues, também marcou presença com uma intervenção, na qual teve oportunidade de homenagear algumas Mulheres que marcaram a sua vida pessoal, bem como o seu percurso profissional e político.

A oferta de flores a todos os participantes na iniciativa ficou a cargo da Junta de Freguesia de Loures.

WORKSHOP

A SAÚDE A QUE TEM DIREITO

A Junta de Freguesia de Loures colaborou na organização do Workshop "A SAÚDE A QUE TEM DIREITO", promovido pela Associação Portuguesa para Defesa do Consumidor (DECO),  realizado na Associação Luiz Pereira da Motta, no dia 27 de fevereiro. A assistência, composta por 35 utentes reformados, teve a possibilidade de ficar a conhecer os seus direitos na saúde, quem está isento de taxas moderadoras, a saúde para crianças e idosos e como reclamar e defender a sua saúde. Todos têm direito à proteção, à defesa e à promoção da saúde.

Esta iniciativa contou igualmente com o apoio do Gabinete de Apoio ao Consumidor da Câmara Municipal de Loures.

 

 

FONTE SANTA

MAIS UM PARQUE INFANTIL REQUALIFICADO

O parque infantil que está situado na Localidade da Fonte Santa (Praceta Nossa Senhora da Assunção) foi recentemente requalificado. A intervenção incluiu a instalação de painel informativo, peças de telhado e plataforma no equipamento “multifunções”, para além de reparação e pintura dos brinquedos.

O pavimento do parque infantil foi também reparado, assim como o muro exterior, incluindo o respetivo portão. A intervenção teve um custo total de cinco mil e duzentos euros.

 

 

PRAGAS

A PROCESSIONÁRIA

Vulgarmente apelidada de lagarta Processionária - com o nome científico de Thaumetopoea pityocampa - A lagarta do pinheiro, é um inseto desfolhador dos pinheiros e cedros.

As lagartas passam por 5 estádios de crescimento e a partir do 3º estádio possuem pelos urticantes que causam alergias na pele, globo ocular e aparelho respiratório. Estas alergias são sempre muito desagradáveis e podem ter consequências graves, dependendo da sensibilidade do indivíduo atingido. Os animais domésticos também podem sofrer consequências graves.

O problema desta lagarta levou a Junta de Freguesia a elaborar um plano de ação a longo prazo de modo a minorar os graves problemas de saúde pública que este inseto pode causar.

Ler mais...

 

EM  FEVEREIRO

ALECRIM E MARMELEIRO-DO-JAPÃO

Chegou a época das flores que promovem uma das grandes qualidades de mel, o Alecrim.

Batizado pelos romanos com um nome que em latim significa orvalho do mar, o alecrim é uma das plantas medicinais e aromáticas mais associadas a diversos assuntos da cultura humana, com registos de utilização desde a mumificação no antigo Egipto.

A palete de cores desta época oferece-nos para admirar outra espécie formidável, espécie essa cujas florações são de abundantes em Loures, pois gostam muito do frio para florir, são os marmeleiro-do-Japão.

 

Ler mais...

 

MONTEMOR

REMODELAÇÃO DO LARGO

DA BOA-VONTADE

O Largo da Boa-vontade, em Montemor (Loures), é um espaço que passou por vários tipos de utilização desde que foi integrado no espaço público. Foi Jardim no início; depois passou a ser um largo onde as camionetas estacionavam e davam a volta; a seguir foi um estacionamento desordenado com locais de deposição de "monos," sem segurança para aos peões, pois o seu muro estava ao nível do pavimento.

A  zona de estar, com estacionamento reordenado, está. agora, dotada de pérgula, árvores, e mobiliário urbano. Após parecer da EDP e dos SIMAR, será instalada iluminação pública e um bebedouro.

PATRIMÓNIO CULTURAL

NOVAS VISTAS AO PALÁCIO

DO CORREIO MOR

No dia 3 de Fevereiro de 2019,realizaram-se mais quatro visitas ao Palácio do Correio Mor, nas quais participaram cerca de 100 fregueses. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia  que procura dar a conhecer o património construído da freguesia. Relembre-se que, em Outubro de 2018, outros 120  residentes na freguesia já tinham visitado o Palácio. Os encargos inerentes ao pagamento das entradas foram assumidas pela Autarquia. É intenção do executivo dar continuidade a este projecto, designado por Percursos com História.

AS NOSSAS ÁRVORES

ÁRVORE DE JANEIRO

Chegou a época do frio e com ela o início das florações abundantes que precedem a primavera.

Quem não se lembra da lenda do o famoso e jovem rei Ibn-Almundim e da sua princesa triste por não ver neve.

É esta combinação maravilhosa do frio e das flores brancas que nos leva o imaginário para as planícies nevadas com pétalas alvas.

A amendoeira terá vindo na Pérsia onde existe há cinco mil anos, cabendo aos mercadores a sua proliferação pelo Mediterrâneo.

Desde a mesa de refeição, passando pelos cosméticos até aos licores é uma árvore cujo fruto nos pertence em tradições e gostos.  Em Loures, já começaram estas florações maravilhosas nos nossos parques e jardins.

Ao mesmo tempo, os pilriteiros também já mostram as flores que vão dar os pilritos.

Aproveite para sair de casa com um agasalho e siga pelos nossos jardins para fotografar esta ocasião efémera. Saia pela sua saúde.

CONCURSO DE PRESÉPIOS

ENTREGA DE DIPLOMAS

No dia 24 de janeiro, realizou-se a cerimónia de entrega dos diplomas às escolas que participaram no Concurso de Presépios de Natal 2018. Trata-se de uma iniciativa que apela à criatividade de toda a comunidade escolar, incluindo as próprias famílias. Em algumas escolas, verificou-se o envolvimento ativo dos pais na elaboração dos presépios.

A Presidente da Junta de Freguesia de Loures aproveitou para referir que a autarquia tem procurado dar resposta, de forma o mais atempada possível, às imensas solicitações, quase diárias, das escolas no que diz respeito às reparações. Estes tipos de intervenções enquadram-se no âmbito do protocolo de delegação de competências da Câmara Municipal para as Juntas de Freguesias.

FESTIVIDADES

CONCURSO DE PRESÉPIOS

Para além dos presépios que voltaram a ser colocados em algumas localidades (A-dos-Cãos, Pinheiro de Loures, Murteira e Montemor), a Junta de Freguesia de Loures, pela 5ª edição, lançou o desafio às escolas básicas do 1º ciclo para participarem no Concurso de Presépios. Da avaliação realizada pelo júri, resultaram as  classificações seguintes:

 

- 1º classificado - EB de Montemor

- 2º classificado - EB do Fanqueiro

- 3º classificado - EB da Mealhada

- 4º classificado - EB do Infantado

- 5º classificado - EB da Fonte Santa

 

 Os prémios serão distribuídos da seguinte forma:

 1º Classificado – 125€

 2º Classificado – 100€

 3º Classificado – 75€

 

Os restantes classificados, 4º e 5º, recebem um prémio de participação no valor de 50€.

 A todas as escolas intervenientes será atribuído um diploma de participação.

 

AÇÃO SOCIAL

CASA DE ACOLHIMENTO DO INFANTADO

A Casa de Acolhimento do Infantado assinalou a quadra do Natal com a realização de uma festa, na qual participaram as crianças, a equipa técnica que as acompanha, os voluntários, pessoas amigas da Casa e representantes das entidades locais, como a Câmara Municipal de Loures e a Junta de Freguesia de Loures. A alegria reinou na Casa, e foram vários os presentes que se deixaram para as crianças abrirem na noite de Natal. A Junta de Freguesia de Loures, além do protocolo de cooperação que mantém com a Instituição, também se associou à entrega de presentes para todas as crianças. António Calado Correia, que expôs os seus trabalhos, durante o mês de novembro, na Exposição De Alma e Coração, promovida pela Junta de Freguesia de Loures, numa atitude de louvar, entregou um donativo financeiro à Casa do Infantado, referente a uma parte das receitas de venda dos seus quadros.

 

AÇÃO SOCIAL

FESTA DE NATAL

No passado dia 15 de dezembro, a Junta de Freguesia de Loures participou na Festa de Natal do Projeto Crescer com Cor, implementado pela Hillsong Portugal, uma instituição que tem instalações no Bairro das Sapateiras. Todas as tardes de sábado, uma equipa de voluntários desenvolve uma série de atividades com cerca de 30 crianças daquele Bairro. No âmbito da Comissão Social Inter Freguesias de Loures, Lousa, Fanhões e Bucelas, a Junta de Freguesia de Loures atribuiu um apoio financeiro a esta instituição, por forma a comprar as prendas de Natal de todas as crianças.

A Santa Casa da Misericórdia de Loures e a Associação de Cultura Espirita Fernando Lacerda também foram contempladas por apoios financeiros para o mesmo efeito.

CULTURA

OFERTA DE LIVROS A CRIANÇAS

No dia 10 de dezembro, a Junta de Freguesia de Loures e a MBooks deslocaram-se à Escola Básica da Fonte Santa com o intuito de oferecerem um livro a todas as crianças do Jardim de Infância. Esta oferta será estendida a todas as escolas do 1º ciclo, afetas ao Agrupamento de Escolas Luís Sttau Monteiro, que possuam jardim de infância, totalizando 180 crianças.

A iniciativa insere-se na Feira do Livro que ainda se encontra a decorrer no Largo 4 de Outubro.  .

TEATRO

BONECOS DE SANTO ALEIXO

O Programa Cultural, de 2018, da Junta de Freguesia de Loures terminou com chave de ouro: a realização de um espetáculo com os Bonecos de Santo Aleixo. No interior de retábulo, construído em madeira e tecidos floridos, reproduzindo um palco tradicional em miniatura com pano de boca, cenários pintados em papelão e iluminação própria (candeia de azeite), os bonecos de madeira e cortiça interpretaram personagens de fábulas contadas. A música (guitarra portuguesa) e as cantigas foram executadas ao vivo. Os textos resultaram de uma fusão entre a cultura popular e uma escrita erudita.

Os Bonecos de Santo Aleixo, propriedade do Centro Dramático de Évora, são manipulados por "uma família", constituída por atores profissionais, que garantem a permanência do espetáculo, assegurando assim a continuidade desta expressão artística alentejana.

AÇÃO SOCIAL

Comissão Social Inter-Freguesias

No passado dia 6 de dezembro, a Comissão Social Inter-Freguesias de Loures, Lousa, Fanhões e Bucelas realizou a sua última reunião de plenário do ano de 2018 e sob a presidência da Junta de Freguesia de Loures.

Num trabalho de parceria e partilha, esta Comissão, ao longo de 2018, conseguiu concretizar as seguintes ações:

. Criação da plataforma RPS – Rede de Parceria Solidária (em construção)

. Almoço Social de Convívio entre os parceiros sociais

. Oferta de presentes de Natal a cerca de 110 crianças (0 – 15 anos)

. Jogo de Cultura Geral na Associação Luiz Pereira da Motta

. Tarde de Teatro na Sociedade Filarmónica União Pinheirense

. Jogos Olímpicos no Centro de Dia de Lousa

. Visita ao Jardim Zoológico em Lisboa

. Visita às iluminações de Natal em Lisboa

O envolvimento efetivo de todos os parceiros é condição essencial para que seja possível a concretização de ações em diversos domínios do social, com vista a

promover a inclusão ativa da população, em particular de grupos mais vulneráveis.

 

INCLUSÃO

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 A Junta de Freguesia de Loures assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência ao associar-se à iniciativa promovida pela Polícia de Segurança Pública, cujos principais parceiros foram o Comité Paralímpico de Portugal, a Câmara Municipal de Loures e a Junta de Freguesia de Loures. Várias centenas de alunos das escolas da freguesia passaram pelo Pavilhão Paz e Amizade, onde tiveram a oportunidade de praticar várias modalidades desportivas. Trata-se de uma comemoração (3 de dezembro) que procura difundir uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e mobilizar a defesa e a dignidade  dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura, igualmente, aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela inclusão das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural.

1

2

3

 

Junta de Freguesia de Loures

Rua Manuel Francisco Soromenho, 50

2670-452 Loures

Telefone: 219 832 068 / 219 830 061

Fax. 219 835962

MAPA DO SITE