Caraterização

Loures, sede de concelho, cidade desde 9 de agosto de 1990, localiza-se no “coração” do território concelhio. Centro político-administrativo por excelência ainda com características rurais e significativa atividade agrícola, apresenta contudo uma concentração de atividades comerciais e de serviços, que lhe confere a importância e o estatuto de primeira cidade do concelho.

A cidade de Loures apresenta um núcleo urbano central e histórico que mantém ainda parte das suas características arquitetónicas, onde se encontram os Paços do Concelho, o Palácio da Justiça e a Igreja Matriz e se desenvolve o conjunto de atividades socioeconómicas que dão expressão à urbe.

A Freguesia dispõe  de um conjunto significativo de equipamentos de utilização coletiva, dos quais se destacam o Jardim Municipal, o Parque da Cidade, as Piscinas Municipais, o Pavilhão Paz e Amizade, o Museu Municipal Quinta do Conventinho e a Biblioteca José Saramago, além de outros serviços fundamentais, nas áreas da saúde, de ensino, de justiça, de protecção civil e da segurança pública.

A Freguesia de Loures tem uma área de  32,82 km2 e 26.679 habitantes

 

Clique no logo para descarregar

O Logótipo

O logótipo e imagem visual da Junta de Freguesia de Loures fazem uso do Chafariz Monumental do Largo 4 de Outubro, no centro da Cidade de Loures, estilizando as suas formas, para o converter num ícone facilmente reconhecível.

Ao desenho do Chafariz associa-se a legenda “Junta de Freguesia de Loures”.

 

O Chafariz e a sua associação ao Largo 4 de Outubro, data da declaração da implantação da República em Loures, tornam-no um elo de forte carga simbólica entre o passado da freguesia e a sua projeção para a modernidade por via dos acontecimentos históricos que nela tiveram lugar, nomeadamente ao forte impulso e a difusão dos ideais republicanos.

 

 

 

Junta de Freguesia de Loures

Rua Manuel Francisco Soromenho, 50

2670-452 Loures

Telefone: 219 832 068 / 219 830 061

Fax. 219 835962

MAPA DO SITE