Notícias



Cultura
FEIRA DO LIVRO DE PORTAS ABERTAS 

A 3ª edição da Feira do Livro da freguesia de Loures já se encontra de portas abertas. De 15 de outubro a 15 de novembro, entre as 10h e as 19h, poderá visitar a Feira do Livro, incluindo os fins de semana. A disposição de álcool gel, a utilização obrigatória de máscara, a sinalética no chão são algumas das medidas restritivas que garantem a segurança e o bem-estar de quem a visita.
Trata-se de uma parceria com a MBooks, que promove o projeto Ler para Ser, o qual prevê a divulgação de cultura e venda de livros a baixo preço.



21 de outubro de 2020







Ambiente
ROTUNDA DO PRADO FLORIDO

A instalação do prado florido na rotunda na saída da A8, Loures e Bucelas, teve como objetivo primordial a redução da utilização de água de rega do relvado ali instalado, que tinha enormes custos e  ecologicamente desajustada na atual situação de alterações climatéricas com grandes períodos de seca.
Acresce que na anterior solução aconteceram situações que originaram um efeito menos conseguido das florações, tendo como resultado uma imagem negativa da rotunda.
Mantendo o grande objetivo da Junta de Freguesia de Loures na redução da água nos espaços ajardinados foi realizada uma nova solução para este espaço baseada na utilização de inertes coloridos que reduziram a área de plantas e respetiva rega, conjugada com uma faixa envolvente de plantas de baixo consumo de água (mistura de herbáceas).
Esta solução pretende relacionar-se com a memória da antiga estrada de entrada em Loures, representada pela faixa de material inerte, marcada num dos lados por colunas verdes de ciprestes, como se fazia na antiguidade.

21 de outubro de 2020



Espaço público
COMBATE À LAGARTA DO PINHEIRO

A Junta de Freguesia de Loures procedeu à aplicação de um produto fitofarmacêutico de combate à lagarta do pinheiro, que tantos problemas tem causado nos nossos espaços ajardinados e logradouros de escolas.
Este processo foi realizado através de injeções no tronco que são depois seladas com uma tampa própria para vedar o acesso. A aplicação foi realizada por uma empresa especializada neste tipo de aplicações e que tem autorização para o realizar.
Através deste método, os pinheiros do nosso espaço público e logradouros de escolas deixarão de ter este perigo latente e permitirão manter estes espécimes nos jardins sem problemas para frequentadores.

06 de outubro de 2020




Efeméride
110 ANOS DE IMPLANTAÇÃO DE REPÚBLICA 

No dia 4 de outubro a Junta de Freguesia de Loures assinalou os 110 anos da implantação da República com o descerramento de duas lápides toponímicas em homenagem a Manuel Marques Razo e João Paulo d’Oliveira, dois distintos republicanos.
Manuel Marques Razo e João Paulo d’Oliveira distinguiram-se pela sua atividade cívica e por integrarem a Comissão Republicana de Loures que declarou a República em Loures a 4 de outubro.
Na cerimónia estiverem presentes a Sra. Presidente da Assembleia de Freguesia Dra. Ana Paula Damil, o Sr. Vice Presidente da Câmara Municipal de Loures Dr. Paulo Piteira, familiares de Manuel Marques Razo e a historiadora Ana Paula Assunção.“

06 de outubro de 2020




Pintura
EXPOSIÇÃO "TRAÇOS DE ÁGUA"

Pelo terceiro ano consecutivo, a Junta de Freguesia de Loures promove uma exposição no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, de 3 a 31 de outubro, no propósito de dar visibilidade aos artistas da freguesia. Intitulada Traços D'Água, Isabel Sousa Passos apresenta as suas obras, cuja principal técnica utilizada é a aguarela. Este tipo de exposições alia a arte e a cultura a uma vertente de ação social, na medida em que uma percentagem das vendas reverte a favor de uma instituição social. Neste ano, o projeto Loja dos Afetos Partilhados da Santa Casa da Misericórdia de Loures será o contemplado.“   


06 de outubro de 2020






Espaço Público
MAIS UM PARQUE INFANTIL RECUPERADO

A Junta de Freguesia procedeu à recuperação do parque Infantil do logradouro do JI da escola do Tojalinho e à aplicação de pavimento envolvente. A obra foi realizada pela empresa SPORTGRASS e teve dum custo superior a 14 mil euros.






Festividades
CANCELAMENTO DO CARNAVAL 2021

A Direção da Associação do Carnaval de Loures, numa medida proactiva de prevenção, em reunião realizada a 15 de setembro de 2020, decidiu: 1 – Cancelar a Noite de Fados 2020 prevista para o dia 07 de novembro de 2020; 2 – Cancelar todos os festejos Carnavalescos de 2021, previstos para o período de 12 a 17 de fevereiro de 2021





Música
ESPETÁCULO COM ROMANA

Atendendo às medidas de contenção relativas ao vírus Covid-19, vividas desde o final do mês de março, com a consequente suspensão de todos os eventos públicos agendados, a programação cultural da Junta de Freguesia de Loures acabou por sofrer alterações, nomeadamente com o cancelamento ou adiamento de iniciativas.
Como forma de retomar a realização de iniciativas culturais, a Junta de Freguesia de Loures organizou uma noite de fado e de música popular com a cantora Romana, a qual encantou, com a sua voz e simpatia, todos aqueles que se deslocaram ao Parque Adão Barata.
Saliente-se que todas as medidas de contingência foram asseguradas (uso obrigatório de máscara, desinfeção das cadeiras, desinfeção das mãos à entrada, disposição de cadeiras a 1,5m de intervalo, entre outras). 






COVID -19
ISENÇÃO EXCECIONAL DE TAXAS

No âmbito do apoio ao comercio local, e decorrente da situação pandémica que o país atravessa, foi deliberado pelo Município de Loures; ouvidas as Juntas de Freguesia, isentar do pagamento de taxas de publicidade e ou ocupação de via pública todos os estabelecimentos comerciais que cumpram os requisitos previstos no artigo 3.º do DL n.º 10-G/2020, de 26 de março, a saber:
a) O dever de encerramento total ou parcial da empresa ou estabelecimento;
b) A paragem total ou parcial da atividade da empresa ou estabelecimento resultante da interrupção das cadeias de abastecimento, ou de suspensão ou cancelamento de encomendas;
c) A quebra abrupta e acentuada, de pelo menos 40% da faturação;
Nestes termos, e apesar do forte impacto financeiro no Orçamento da Freguesia, a Junta de Freguesia de Loures irá proceder à isenção de taxas durantes os meses de abril a agosto a todo o comércio local que esteja em qualquer das situações referidas anteriormente e seja requerido.
O requerimento deverá ser encaminhado para a Junta de Freguesia através do endereço eletrónico geral@jf-loures.pt

COVID -19
APOIOS A ESCOLAS DE MÚSICA
E ASSOCIAÇÕES DE PAIS

No sentido de minimizar os impactos da pandemia sentidos ao nível das escolas de música da freguesia de Loures, as quais tiveram de suspender a grande maioria das suas atividades, o executivo da Junta de Freguesia de Loures aprovou a atribuição de apoio financeiro à Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures, à Sociedade Filarmónica União Pinheirense e à Academia Sons & Harmonia, no valor de 1000 euros por cada entidade
Também as associações de pais da freguesia irão receber o apoio financeiro referente à terceira tranche dos protocolos de cooperação referentes aos projetos que são desenvolvidos nas áreas da música, da ginástica, das tecnologias de informação. Ainda que estes projetos não tivessem sido concretizados ao longo do terceiro período letivo, devido ao encerramento das escolas. A Junta de Freguesia aprovou a atribuição de apoio financeiro à Associação de Pais da EB da Fonte Santa, Associação de Pais da EB do Fanqueiro, Associação de Pais da EB do Infantado, Associação da EB da Mealhada e à Associação de Pais Bússola da Brincadeira, no valor de cerca de três mil euros.



Património
CAPELA DE SANTO AMARO 
TEVE OBRAS DE MANUTENÇÃO

A capela, localizada em A-dos-Cãos, data do século XVIII. Propriedade da Junta de Freguesia de Loures, foi, recentemente, objeto de obras de requalificação do seu exterior.
A intervenção compreendeu trabalhos de limpeza e conservação do alpendre da entrada e das portas exteriores; limpeza e impermeabilização do telhado; reparação e pintura das paredes exteriores e muros da capela.
A cor, totalmente branca, realça as colunas quinhentistas com características manuelinas.
Esta obra teve um custo de 11 mil e novecentos euros.






COVID-19
JUNTA DE FREGUESIA 
ENTREGA FICHAS ESCOLARES

Com base no Decreto-Lei nº14-G/2020, de 13 de abril de 2020, as aulas do ensino básico foram suspensas no 3º período.
A rede pública de escolas da Freguesia de Loures é composta por quatro agrupamentos, dois dos quais com ensino básico.
A Junta de Freguesia de Loures está a entregar as fichas de trabalhos escolares aos alunos do ensino básico, identificados pelos agrupamentos com estas necessidades.











Espaço público
NOVO PARQUE DE ESTACIONAMENTO
NA MEALHADA

A Junta de Freguesia abriu ao público, no dia 24 de abril, um parque de 
estacionamento grátis, na Rua Vitorino Nemésio, na localidade da Mealhada, com capacidade para 50 viaturas, dois lugares para deficientes e um espaço para motociclos.Esta medida é um contributo para diminuir o grave problema de estacionamento na Mealhada.
O terreno onde o parque foi implementado era propriedade da Câmara Municipal de Loures, que de imediato o cedeu à Junta de Freguesia, assumindo o Município o encargo com a movimentação de terras.
Tendo em consideração cuidados ambientais, o parque foi construído com uma tecnologia de grelhas de enrelvamento preenchida com brita, o que não provoca impermeabilização do solo. Deste modo, promove-se a infiltração natural das águas pluviais mantendo o equilíbrio do ecossistema. Foram plantados vários canteiros e um conjunto de carvalhos. Esta obra teve um valor superior a 98 mil euros.




Os nossos contactos

Morada

Sede da Junta de Freguesia
Rua Manuel Francisco  Soromenho, 50
2670-452 LOURES

Telefone

Telefone:
219 832 068 / 219 830 061 / 219 835 393
Fax:
219 835 962

Siga-nos