Notícias

PATRIMÓNIO

CAPELA DE SANTO AMARO

TEVE OBRAS DE MANUTENÇÃO

A capela, localizada em A-dos-Cãos, data do século XVIII. Propriedade da Junta de Freguesia de Loures, foi, recentemente, objeto de obras de requalificação do seu exterior.

A intervenção compreendeu trabalhos de limpeza e conservação do alpendre da entrada e das portas exteriores; limpeza e impermeabilização do telhado; reparação e pintura das paredes exteriores e muros da capela.

A cor, totalmente branca, realça as colunas quinhentistas com características manuelinas.

Esta obra teve um custo de 11 mil e novecentos euros.

 

 

COVID-19

JUNTA DE FREGUESIA

ENTREGA FICHAS ESCOLARES

Com base no Decreto-Lei nº14-G/2020, de 13 de abril de 2020, as aulas do ensino básico foram suspensas no 3º período.

A rede pública de escolas da Freguesia de Loures é composta por quatro agrupamentos, dois dos quais com ensino básico.

A Junta de Freguesia de Loures está a entregar as fichas de trabalhos escolares aos alunos do ensino básico, identificados pelos agrupamentos com estas necessidade

 

 

COVID-19

TÁBLETES CEDIDOS AOS FILHOS DE TRABALHADORES

Com vista a minimizar as dificuldades que estamos a atravessar devido à pandemia de Covid-19, a Junta de Freguesia de Loures disponibilizou tabletes a título de empréstimo, aos filhos dos trabalhadores que não possuíam material informático.

Na entrega a  Presidente da Junta enviou a seguinte mensagem a todos os trabalhadores.

"Neste tempo que atravessamos de incertezas e medos vocês, muito contribuem para enaltecer e levar mais longe o nome da nossa Junta, e de uma forma exemplar têm respondido com trabalho e dedicação.

A cada instante muitos e diversos são os pedidos de apoio que nos chegam, o Executivo dentro do possível tem dado ou encaminhado para dar uma resposta.

Mas faltava alguma coisa, sentíamos que tínhamos de contribuir com aqueles que tanto nos dão, tendo a consciência que não é possível chegar a todos, ocorreu a possibilidade de apoiar, através de material informático, os trabalhadores cujos filhos não têm meios para responder ao que é solicitado pelas escolas neste tempo de confinamento.

Em nome de todo o Executivo agradeço a TODOS o esforço, a energia e o dinamismo com que se têm dedicado neste tempo difícil que atravessamos.

A TODOS SEM EXCEÇÃO O NOSSO MUITO OBRIGADA.

COVID-19

PROTEÇÃO DOS TRABALHADORES

A Junta de Freguesia forneceu a todos os assistentes operacionais uma viseira e

distribui diariamente três mascaras cirúrgicas e três toalhetes individuais de limpeza.

Para além da distribuição diária estão instalados doseadores de desinfetante gel em vários locais das oficinas e serviços administrativos.

Todas as viaturas estão equipadas com  desinfetante de superfícies.

 

 

 

 

ESPAÇO PÚBLICO

NOVO PARQUE DE ESTACIONAMENTO

NA MEALHADA

A Junta de Freguesia abriu ao público, no dia 24 de abril, um parque de estacionamento grátis, na Rua Vitorino Nemésio, na localidade da Mealhada, com capacidade para 50 viaturas, dois lugares para deficientes e um espaço para motociclos.

Esta medida é um contributo para diminuir o grave problema de estacionamento na Mealhada.

O terreno onde o parque foi implementado era propriedade da Câmara Municipal de Loures, que de imediato o cedeu à Junta de Freguesia, assumindo o Município o encargo com a movimentação de terras.

Tendo  em consideração cuidados ambientais, o parque foi construído com uma tecnologia de grelhas de enrelvamento preenchida com brita, o que não provoca impermeabilização do solo. Deste modo, promove-se a infiltração natural das águas pluviais mantendo o equilíbrio  do ecossistema. Foram plantados vários canteiros e um conjunto de carvalhos.

Esta obra teve um valor superior a 98 mil euros.

 

ESPAÇO PÚBLICO

BEBEDOURO DE NOVO TIPO

NA PRAÇA DE TIMOR

A Junta de Freguesia de Loures instalou com um bebedouro desenhado para pessoas e animais.

Este equipamento tem incorporado um recipiente côncavo metálico que fornece água aos animais de estimação.

 

 

 

 

ESPAÇO PÚBLICO

CORETO COM MELHOR ACESSO

No seguimento da requalificação do Coreto no Jardim Rosa Bastos a Junta de Freguesia de Loures colocou uma nova escada de acesso neste equipamento.

 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

TARDE DE POESIA E CANTO CORAL

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a Junta de Freguesia de Loures promoveu, no dia 8 de março, no Cine Teatro dos Bombeiros Voluntários de Loures, uma tarde com recitação de poesia pelas mulheres atrizes do Teatr'UP da Sociedade Filarmónica União Pinheirense. A tarde foi igualmente abrilhantada com a participação do grupo coral Ninfas do Lis, de Leiria, sendo o mesmo totalmente composto por coralistas femininas.

Assinalar este Dia é confirmar o compromisso de homens e mulheres que lutaram pela igualdade de direitos e de oportunidades, em defesa da Paz, da Igualdade e da Solidariedade, valores estes consagrados na nossa Constituição. É neste contexto, que a Junta de Freguesia de Loures se associa, todos os anos, a esta comemoração, com o intuito de não deixar cair em esquecimento todas as conquistas alcançadas.

 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

PSP DE LOURES PROMOVE COMEMORAÇÕES

A convite da PSP de Loures, a Junta de Freguesia de Loures participou nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, as quais contemplaram a presença de várias mulheres que partilharem as suas experiências: subcomissária e comandante da 71ª Esqª da PSP de Odivelas, Secretária do executivo da Junta de Freguesia de Loures, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures e técnica do Espaço Vida da Câmara Municipal de Loures. A Farmácia do Fanqueiro efetuou uma apresentação sobre os cuidados a ter em situação de feridas e queimaduras e também sobre o Coronavírus - CONVID 19.

Além da oferta de uma flor a cada mulher (oferta pela Junta de Freguesia de Loures), uma das participantes foi presenteada com uma sessão de manicure realizada pela Makeup Artist.

ESPAÇO PÚBLICO

PASSADEIRAS DE PEÕES EM REABILITAÇÃO

A Junta está a reabilitar as  passadeiras de peões na freguesia. No mês de fevereiro foram pintadas  37 passadeiras na urbanização do Infantado.

AJUDAR QUEM CUIDA

SESSÃO DE FORMAÇÃO DE VOLUNTÁRIAS

No âmbito do projeto Ajudar Quem Cuida - Apoio aos Cuidadores Informais, realizou-se, no passado dia 28 de fevereiro, a segunda sessão de formação para as voluntárias inscritas na bolsa de voluntários criada pela Junta de Freguesia.

Com a parceria da Unidade de Cuidados na Comunidade, já foi possível identificar as famílias interessadas em receber este apoio.

Para a concretização deste apoio, a Junta de Freguesia teve necessidade de recorrer aos serviços de uma psicóloga que se encontra a adequar o perfil de cada voluntária às famílias.

Com este projeto, pretende-se proporcionar aos cuidadores informais momentos que permitam a diminuição da sobrecarga física e psicológica, decorrente da situação de cuidar, através de um voluntariado de proximidade.

CARNAVAL DE LOURES 2020

CEGADA NO LARGO

 O Largo 4 de Outubro, em Loures, esteve bastante animado com a realização de uma cegada carnavalesca promovida pela Sociedade Filarmónica União Pinheirense.

Como forma de antecipar esta época festiva, a Junta de Freguesia de Loures promoveu igualmente uma aula de zumba com a classe do Clube Sporting Pinheiro de Loures, cujas alunas estavam "trajadas a rigor"!

Ao longo do ano, pretende-se organizar várias eventos que tragam animem a cidade de Loures.

 

LOURES

OBRAS EM CURSO

 A Junta de Freguesia realizou recentemente várias intervenções de beneficiação de vias rodoviárias, em várias localidades da Freguesia.

Na  Rua Vitorino Nemésio, Mealhada,  está em curso a construção de um parque de estacionamento, com 55 lugares, incluindo três para pessoas com deficiência, e espaço para motociclos.

 

INFANTADO

Parque infantil reparado

O Parque infantil instalado na Rua Fernão de Magalhães, Urbanização do Infantado foi, recentemente, objeto de diversos trabalhos de manutenção e reparação:

Os trabalhos consistiram na verificação e reaperto de ferragens; limpeza equipamentos; substituição de sete postes na vedação, trinco do portão, rede de trepar e trave estrutural; colocação de revestimento na mangueira do baloiço, instalação de uma pérgula e reparação do pavimento degradado junto ao baloiço.

O custo da intervenção foi de 6 mil e 490 euros.

 

 

 

 

LOURES

TERTÚLIA NO MERCADO

O Mercado Municipal de Loures, no último sábado de cada mês, permite que artesãos e instituições locais possam vender artesanato ou outros artigos, nas bancas que se encontram vagas. Pretende-se a apostar na dinamização e promoção do comércio tradicional assim como animar o mercado. No último sábado, realizou-se uma tertúlia sob o lema As Mastronças, antecipando a época carnavalesca que se avizinha. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Loures com o apoio da Junta de Freguesia de Loures e dos Comercinates de Loures.

 

TEATRO

UMA TARDE DIFERENTE

No âmbito da programação cultural da Junta de Freguesia de Loures, para o ano de 2020, cerca de 50 residentes na freguesia tiveram a possibilidade de assistir, gratuitamente, ao espetáculo musical Chicago, no Teatro da Trindade, em Lisboa.  Trata-se de um dos musicais com maior sucesso no mundo. Baseado numa peça de teatro com o mesmo nome, escrita pela repórter Maurine Dallas Watkins, o musical foi distinguido com 6 Prémios Tony e seis Óscares para a adaptação para cinema de Rob Marshall. A produção original, coreografada por Bob Fosse, estreou-se na Broadway em 1975 e teve mais de 900 apresentações, tendo percorrido mais de 24 países e sendo interpretado em 12 línguas diferentes.

Uma tarde diferente com qual se pretendeu tornar mais acessível a cultura às pessoas.

 

NATAL

CONCURSO DE PRESÉPIOS 2020

Mais uma vez, a Junta de Freguesia de Loures apelou à participação e criatividade da comunidade escolar para a organização de presépios de Natal. Este ano, as escolas envolvidas foram as de Á-dos-Cãos, Fonte Santa, Fanqueiro, Infantado e Montemor.

As  classificações foram as seguintes:

1º lugar, a escola do Infantado

2º lugar, a escola do Fanqueiro

3º lugar, a escola de Montemor

4º lugar, a escola de Á-dos-Cãos

5º lugar, a escola da Fonte Santa

Todas as escolas receberam diploma de participação, apoio financeiro, consoante a classificação, e a Escola do Infantado recebeu um brinde para assinalar o 1º lugar.

Com este tipo de iniciativa a Junta de Freguesia de Loures pretende, não só manter uma relação próxima com as escolas, mas também agregar toda a comunidade escolar (alunos, professores, assistentes, pais) em projetos que procurem manter tradições culturais. Além da presidente da Junta de Freguesia, Orlanda Rodrigues,esteve presente Duarte Nuno Morgado, membro do júri do concurso e que tem colaborado sempre na avaliação dos presépios.

LOURES

CONCLUÍDA A PRIMEIRA FASE DA REQUALIFICAÇÃO DA PRAÇA DE TIMOR

A Praça de Timor é um espaço público de referência em Loures e há muito a que a população ansiava a sua requalificação.

No dia 20 de janeiro, com o envolvimento da população. a Presidente da Junta de Freguesia de Loures inaugurou a requalificação da primeira fase, uma obra com um investimento de 41 mil euros.

Com esta intervenção pretende-se dar vida à praça, com a reabilitação do emblemático lago, colocação de novo mobiliário urbano e um conjunto de aparelhos fitness. Paralelamente, eliminou-se alguns lugares de estacionamento para aumentar a largura do passeio e assim contribuir para a mobilidade no espaço público, tendo o cuidado de criar acessos para veículos prioritários.

 

SAÚDE

DIA INTERNACIONAL DO RISO

No dia 18 de Janeiro celebrou- se o dia Internacional do Riso .

A Junta de Freguesia de Loures assinalou a data junto dos utentes do Lar Cristão com uma aula de terapia do riso.

A aula ministrada pela terapeuta Cristina Viegas foi bastante participada.

Utentes e funcionarias do lar mostraram-se bastante animadas no decorrer dos exercícios.

A Junta de Freguesia pretende com estas iniciativas trazer alegria e mais saúde para todos.

INFANTADO

NATAL MAIS RISONHO

A festa de Natal da Casa de Acolhimento do Infantado contou com a presença da Presidente da Junta de Freguesia de Loures, bem como de outras entidades e pessoas voluntárias e amigas da Instituição.

Além do apoio financeiro anual que a Junta de Freguesia concede à Casa do Infantado, tem sido prática a oferta de prendas de Natal a todas as crianças que ali vivem, tornando o seu Natal mais risonho!

 

 

URBANIZAÇÃO DAS SAPATEIRAS

NATAL SOLIDÁRIO

A Hillsong Portugal realizou a festa de Natal com as crianças do projecto Crescer com Cor, o qual é desenvolvido com as crianças da Urbanização das Sapateiras.

A Junta de Freguesia de Loures ofereceu as prendas a todas as crianças que frequentam o projecto.

Numa ação louvável de cariz social, dois artistas da freguesia, que expuseram os seus trabalhos durante o mês de Novembro, entregaram uma percentagem das vendas a esta instituição, por forma a ser utilizada na concretização deste projecto.     

SENIORES FORAM AO CIRCO

NATAL DIVERTIDO

A comissão social interfreguesias de Loures, Fanhões, Lousa e Bucelas organizou uma ida ao circo para a população sénior das várias instituições de cada freguesia.

De Loures, participaram seniores da Associação de Reformados do Pinheiro de Loures, da Associação Luiz Pereira da Motta e da Associação de Beneficência Evangélica - Lar Cristão.

Com a simpatia e boa disposição do elenco do Circo Luísa Cardinali, instalado na Urbanização do Infantado, foi uma tarde bem divertida para todos!  

IGREJA MATRIZ DE LOURES

CONCERTO DE NATAL

O concerto de Natal da Junta de Freguesia de Loures foi realizado na Igreja Matriz de Loures, com a participação do Coro Gospel de Azeitão. Sob a orientação artística de John Fletcher, e com a colaboração do cantor e maestro Carlos Ançã, este grupo interpreta temas desde o tradicional Espiritual Negro ao Modern Gospel. Trata-se de um projeto do Centro Mais que procura proporcionar um convívio intergeracional entre as pessoas de Azeitão. Nas palavras de muitas pessoas que assistiram ao concerto, foi uma tarde cheia de alegria e de boa música.

Ao longo do ano, e com o apoio da Paróquia de Santa Maria de Loures, concretizou-se um ciclo de concertos pelas capelas da Freguesia, com vários grupos corais, e que agora se encerrou com este concerto de Natal.  

LOURES

CICLO DE CONFERÊNCIAS

POR CIDADÃOS

A Biblioteca Municipal José Saramago foi o local escolhido para encerrar o 1.º ciclo de conferências Por Cidadãos, organizado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - NOVA FCSH, em conjunto com uma comissão co-organizadora da qual faz parte a Junta de Freguesia de Fanhões e o Conselho Fiscal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fanhões. Em Loures, o tema "Quem assim vive com estes móveis. Quotidianos rurais da gente comum" foi apresentado pela Historiadora Raquel Pereira Henriques, Professora Doutora em História Cultural e das Mentalidades Contemporâneas. Com base no Inquérito à Habitação Rural, realizado nas décadas de 1930 e 1940, o qual incidiu sobre uma variedade de aspetos (localização das casas, tipo e estado em que se encontrava, etc.), a historiadora transportou-nos para o interior de uma casa da povoação da Pampilhosa da Serra, analisando-se o recheio que possuía, o qual mostrou como se vivia no campo.

A conferência iniciou-se com um apontamento musical, realizado por um dueto de clarinetes da Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures.

NATAL EM LOURES

ANIMAÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL DE LOURES

Nos sábados do mês de dezembro, o mercado municipal de Loures acolhe artesãos e instituições da freguesia de Loures que expõem e vendem os seus artigos. Além desta venda de Natal, decorrem outros eventos, como sessão de poesia Naif, concertos musicais e showcooking.

Junto ao Paços do Concelho, encontra-se localizado o espaço infantil, no qual a Junta de Freguesia de Loures assegura a animação da casinha do Pai Natal, com a oferta de lembranças, e os jogos tradicionais.

Trata-se de uma iniciativa inserida na programação Natal em Loures, promovida pela Câmara Municipal de Loures com o apoio da Junta de Freguesia de Loures.

ANIMAÇÃO DE RUA

DESFILE DE NATAL

No dia 1 de dezembro, ao final da tarde e com a iluminação de Natal a funcionar, a Junta de Freguesia de Loures quis assinalar a entrada na época natalícia.

Ao som da Banda da Academia Sons & Harmonia e com a presença das duendes do Gato Ruim, as ruas da Urbanização do Infantado encheram-se de animação!

Foram distribuídas, pelo comércio local e pelas pessoas e crianças que andavam nas ruas, pequenas lembranças alusivas ao Natal.

Marcaram presença na iniciativa a Presidente da Junta de Freguesia de Loures, vários membros do executivo da Junta de Freguesia, a Presidente da Assembleia de Freguesia e o vereador do Departamento de Coesão Social e Habitação da Câmara Municipal de Loures.

COMEMORAÇÃO

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Pelo segundo ano consecutivo, a PSP de Loures, em parceria com o Comité Paralímpico, assinalou a comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com a organização do 1º torneio de boccia, realizado no Pavilhão Paz e Amizade.

Os destinatários deste torneio foram a comunidade escolar e as IPSS que se quiseram associar a esta iniciativa.

Esta data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.

Tratou-se de uma iniciativa, inserida na Semana da Inclusão, e que teve o apoio da Junta de Freguesia de Loures (camisolas e troféus) e da Câmara Municipal de Loures.

DIA INTERNACIONAL

ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Em parceria com a Associação Portuguesa da Apoio à Vítima, a Junta de Freguesia de Loures assinalou o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro), no LoureShopping, através da distribuição de folhetos e outros materiais que visam chamar a atenção da população para esta problemática.

De acordo com a APAV, as vítimas podem ser de qualquer idade, sexo, raça, cultura, religião, orientação sexual, formação ou estado civil.

A violência doméstica é crime!

Associou-se a esta iniciativa, a PSP de Loures que disponibilizou dois agentes que estiveram com as técnicas da APAV e com Junta de Freguesia de Loures.

 

PROTEÇÃO CIVIL

OFERTA SIMBÓLICA DE CASACOS AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE LOURES

No passado dia 20 de Novembro, pelas 17h30, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Loures, foi feita a entrega simbólica de casacos de agasalho para todo o corpo de Bombeiros, no valor de 6.000€, subsidiados pela Junta de Freguesia de Loures.

Estiveram presentes, em representação da Junta de Freguesia de Loures, os elementos do Executivo, Orlanda Rodrigues – Presidente; Pedro Vieira, Helena Santos e Mário Guerreiro - vogais.

Da Direcção da AHBVL, Cristina Escórcio – Presidente, e Aurélio Simões – Tesoureiro. Do Comando de Bombeiros, Pedro Barbosa – Comandante, e Acácio Severino – Adjunto de Comando, assim como alguns elementos voluntários e profissionais do Corpo de Bombeiros.

 

COMÉRCIO LOCAL

ANIMAÇÃO "LOURES CENTRAL"

A manhã de sábado foi muito animada pela cidade de Loures!

O projeto de dinamização comercial - Loures Central - teve o seu arranque com a circulação de um Tuk-Tuk grátis pelo centro da cidade, uma aula de zumba da classe do Sporting Clube do Pinheiro de Loures e ainda com um pai natal e duas mães natal que distribuíram algumas doçarias por quem andava pelas ruas.

Trata-se de uma iniciativa promovida por um conjunto de comerciantes do centro da cidade de Loures, com o apoio da Junta de Freguesia de Loures e da Câmara Municipal de Loures.

AJUDAR QUEM CUIDA

FORMAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS

No âmbito do Projeto Ajudar quem Cuida - apoio aos cuidadores informais, realizou-se a 1ª sessão da acção de formação aos voluntários inscritos na bolsa de voluntários da Junta de Freguesia de Loures.

Os conteúdos abordados relacionaram-se com o conceito de voluntariado e o enquadramento jurídico (direitos e deveres do voluntário e da entidade promotora).

Este projeto encontra-se a ser desenvolvido em estreita parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Loures.

1

2

3

4

5

 

Junta de Freguesia de Loures

Rua Manuel Francisco Soromenho, 50

2670-452 Loures

Telefone: 219 832 068 / 219 830 061

Fax. 219 835962

MAPA DO SITE